Fatores associados ao desempenho no Enade na área de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133869963Palavras-chave:
Enade, Desempenho escolar, Educação SuperiorResumo
Fatores associados às características da escola e background social têm sido relacionados ao desempenho escolar. Contudo, apenas esses fatores vêm se mostrando insuficientes para dar conta de todas as causas de variação que têm efeito sobre o desempenho dos estudantes, especialmente no contexto do ensino superior. Este estudo tem por objetivo contribuir na busca da identificação de fatores associados ao desempenho no Enade a partir dos microdados da edição de 2017, tanto em nível individual, quanto de curso e, separadamente, para a formação geral e o componente específico. Os resultados revelam que as características sociodemográficas, da mesma forma que o background social, têm efeito mais relevante do que o fator escola sobre o desempenho, mas, apesar disso, o percentual de explicação dos modelos é baixo, especialmente no que se refere ao desempenho individual.
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