Fatores associados ao desempenho no Enade na área de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133869963

Palavras-chave:

Enade, Desempenho escolar, Educação Superior

Resumo

Fatores associados às características da escola e background social têm sido relacionados ao desempenho escolar. Contudo, apenas esses fatores vêm se mostrando insuficientes para dar conta de todas as causas de variação que têm efeito sobre o desempenho dos estudantes, especialmente no contexto do ensino superior. Este estudo tem por objetivo contribuir na busca da identificação de fatores associados ao desempenho no Enade a partir dos microdados da edição de 2017, tanto em nível individual, quanto de curso e, separadamente, para a formação geral e o componente específico. Os resultados revelam que as características sociodemográficas, da mesma forma que o background social, têm efeito mais relevante do que o fator escola sobre o desempenho, mas, apesar disso, o percentual de explicação dos modelos é baixo, especialmente no que se refere ao desempenho individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helio Radke Bittencourt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor de Probabilidade e Estatística da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Dirlene Melo Santa Maria, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Egressa do curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra (2021) e egressa do curso de Especialização em Métodos Quantitativos da PUCRS (2017).

Júlio Bertolin, Universidade de Passo Fundo

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Referências

ANDERSON, Gordon; BENJAMIN, Dwayne; FUSS, Melvyn A. The determinants of success in university introductory economics courses. The Journal of Economic Education, Philadelphia, PA, USA, v. 25, n. 2, 1994, p. 99-119.

BERTOLIN, Julio; MCCOWAN, Tristan; BITTENCOURT, Helio R. Expansion of the distance modality in brazilian higher education: implications for quality and equity. Higher Education Policy, London, n. 23, 2021, p. 1-19.

BETTS, Julian R. and MORELL, Darlene. The determinants of undergraduate grade point average. Journal of Human Resources, Madison, WI, USA, v. 34, n. 2, 1999, p. 268-293.

BROOKOVER, Wilbur. B et al. School social systems and student achievement: schools can make a difference. New York: Praeger Publishers, 1979.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 71-79.

COHN, Elchanan et al. Determinants of undergraduate GPAs: SAT scores, high-school GPA and high-school rank. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 23, n. 6, 2004, p. 577-586.

COLEMAN, James S et al. Equality of educational opportunity. Washington: US Government Printing Office, 1966.

DEPARTMENT OF EDUCATION AND SCIENCE. Children and their primary schools. Report of the Central Advisory Council for Education, v. 1, HM Stationery Office, 1967.

EDMONDS, Ronald. Effective schools for the urban poor. Educational Leadership, v. 37, n. 1, 1979, p. 15-24.

GORARD, Stephen. Education can compensate for society-a bit. British Journal of Educational Studies, v. 58, n. 1, p. 47-65, 2010.

INEP. Microdados do Enade 2017. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 15 mar 2021.

INEP. Metodologia e cálculo do conceito preliminar de curso. Nota técnica n. 58/CGCQES/DAES. Brasília, 2020. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 28 jun. 2021

LIRA, Átila de Melo. Avaliação do Programa Prouni na Faculdade Santo Agostinho. Fortaleza: UFC, 2010. 44f. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Economia). Universidade Federal do Ceará.

MACGILCHRIST, Barbara; REED, Jane; MYERS, Kate. The intelligent school. London: Sage, 2004.

MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; SILVA, Lucas Souza; JUNIOR, Antonio Germano Magalhães. Desempenho dos estudantes de pedagogia no Enade. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, 11, n. 20, 2022, p. 1-11.

MOREIRA, Ana Maria de Albuquerque. Fatores institucionais e desempenho acadêmico no Enade: um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia. Brasília: UNB 2011. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

MORICONI, Gabriela M. NASCIMENTO, Paulo A. M. M. Fatores associados ao desempenho dos concluintes de Engenharia no Enade 2011. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, 2014, p. 248-278.

MORTIMORE, Peter Can Effective Schools Compensate for Society? Halsey, Albert Henry, Lauder, Hugh; Brown, Phillip; Wells, Amy Stuart (eds.) Education: Culture, Economy, Society. Oxford: Oxford University Press, 1997.

OLIVEIRA, Anandra S. R.; SILVA, Ivair R. Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, n. 1, 2018, p. 157-177.

PARK, Kang H.; KERR, Peter M. Determinants of academic performance: a multinomial logit approach. The Journal of Economic Education, Philadelphia, PA, USA, v. 21, n. 2, 1990, p. 101-111.

PRIMI, Ricardo; SILVA, Marjorie Cristina R. da; BARTHOLOMEU, Daniel. A validade do Enade para avaliação de cursos superiores. Examen: política, gestão e avaliação da educação, Brasília, v. 2, n. 2, 2018, p. 128-151.

REYNOLDS, David et al. An introduction to school effectiveness research. TEDDLIE, Charles; REYNOLDS, David (ed.). The international handbook of school effectiveness research. London: Falmer Press, 2000.

SANTOS, Nálbia de Araújo. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis. São Paulo: USP, 2012. 248f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de São Paulo.

SILVA, Rodrigo Monteiro da; CUNHA, Marina Silva. Impacto do Prouni no desempenho acadêmico: uma análise de gênero e raça. Estudos Em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 76, 2020, p. 164-194.

SMITH, Emma. Can higher education compensate for society? Modelling the determinants of academic success at university. British Journal of Sociology of Education, London, n. 37, v. 7, 2016, p. 970-992.

SMITH, Jeremy; NAYLOR, Robin. Determinants of degree performance in UK universities: a statistical analysis of the 1993 student cohort. Oxford Bulletin of Economics and Statistics, Oxford, v. 63, n. 1, 2001, p. 29-60.

SOUZA, Emerson Santana de. Enade 2006: determinantes do desempenho dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Brasília: UNB, 2008. 96f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB, UFPB, e UFRN.

Downloads

Publicado

02-07-2022

Como Citar

Bittencourt, H. R., Maria, D. M. S., & Bertolin, J. (2022). Fatores associados ao desempenho no Enade na área de Pedagogia. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e69963, p. 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133869963

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.