Desempenho dos estudantes de pedagogia no Enade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133867219

Palavras-chave:

Pedagogo, Formação de professores, Ensino Superior

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar as experiências formativas relacionadas ao desempenho dos estudantes de Pedagogia no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade - de 2017. É um estudo descritivo, de abordagem mista. Ao utilizarmos os microdados, extrairmos as respostas de 111.338 estudantes do curso de Pedagogia, sendo 6.996 (6,3%) do sexo masculino e 104.342 (93,7%) do sexo feminino, com idade média entre 32,86 + 9,23. Foram utilizados os microdados do Enade 2017. Foi selecionado o desempenho em componente específico e os itens 13, 14, 15, 17, 18, 22 e 23 do questionário do estudante. Os estudantes que realizaram intercâmbio não institucional, os que cursaram o ensino médio parte no Brasil e parte no exterior, os que cursaram na modalidade profissionalizante técnico e os que leram acima de oito livros obtiveram maior desempenho.

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Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso Medeiros FIlho, Universidade Regional do Cariri

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/PPGE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduando em licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista de Iniciação Científica pelo Prpgrama Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/URCA/CNPq). Secretário do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

04-04-2022

Como Citar

Medeiros FIlho, A. E. C., Silva, L. S., & Junior, A. G. M. (2022). Desempenho dos estudantes de pedagogia no Enade. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e67219, p. 1–11. https://doi.org/10.5902/2318133867219