Gestão escolar: um olhar sobre o seu referencial teórico

Autores

  • Paulo Gomes Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - MS

DOI:

https://doi.org/10.5902/217621713204

Resumo

Análise sobre as tentativas de construção de um referencial teórico da gestão escolar. Por meio das contribuições bibliográficas de Jalali (1995); Barroso (1995); Griffiths (1974) e Lima (2009) percorremos o itinerário histórico da gestão escolar descrevendo três períodos, a saber: a) Primeiro período: a proposição de uma teoria da administração educacional; b) segundo período: a busca de uma administração educacional; c) terceiro período: a contribuição de Greenfield por meio da proposição de um trabalho intersubjetivo no âmbito escolar. Concluímos que, embora a proposta de Greenfield, não conseguisse àquela época uma projeção tão ampla, serviu de embasamento para o que mais tarde seria considerado como um dos pilares da gestão educacional, isto é, o esforço para se conceber posturas e ações profissionais condizentes com a própria humanidade não se negando pela ciência, mas se reafirmando, inclusive por meio dela. O grande desafio da escola na contemporaneidade é comprometer-se com a transformação e ruptura com a estrutura da teoria social que reduz o processo educacional à um instrumento de alienação e expropriação material do homem, reivindicando concretamente mudanças substanciais e qualitativa, vetor de sua ação e orientação teórica, enquanto sujeito histórico. Palavras-chave: gestão escolar, referencial teórico, transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - MS

Paulo Gomes Lima

 

 

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD). Membro dos grupos de Pesquisa FAED/CNPQ Estado, Política e Gestão da Educação e História da Educação, Memória e Sociedade. Pós-doutoramento em andamento pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP) com a temática Ações afirmativas como eixo de inclusão de classes sociais menos favorecidas à universidade brasileira:Um terceiro olhar entre pontos e contrapontos” na área de concentração em Filosofia e História da Educação. Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005)FCLAR/UNESP-SP, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) – UNICAMP. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro – UNISA (1994). Exerce atividades no Magistério superior com ênfase em Políticas Educacionais, Universidade e políticas públicas para a Educação Superior, Pesquisa científica e epistemologia educacional no Campus II da Universidade Federal da Grande Dourados –MS. Desenvolve pesquisa atualmente sobre a universalização, humanização e democratização de acesso à Universidade no Brasil.

Referências

BARROSO, João. Para uma abordagem teórica da administração escolar: a distinção entre “direcção” e “gestão”. Revista Portuguesa de Educação, v. 8, n. 1, 1995, p. 33-56.

GRIFFITHS, Daniel. Teoria da administração escolar. São Paulo: Companhia Nacional, 1974.

LIMA, Paulo Gomes. Reestruturação produtiva, reforma do Estado e políticas educacionais no Brasil. SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 5, 2009, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2009.

JALALI, Marta. A teoria organizacional de Greenfield: uma alternativa para a administração educacional. Aracajú, UFSE, 1995. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

22-08-2013

Como Citar

Lima, P. G. (2013). Gestão escolar: um olhar sobre o seu referencial teórico. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(3), 65–72. https://doi.org/10.5902/217621713204

Edição

Seção

Artigos