Gestão escolar: um olhar sobre o seu referencial teórico

Paulo Gomes Lima

Resumo


Análise sobre as tentativas de construção de um referencial teórico da gestão escolar. Por meio das contribuições bibliográficas de Jalali (1995); Barroso (1995); Griffiths (1974) e Lima (2009) percorremos o itinerário histórico da gestão escolar descrevendo três períodos, a saber: a) Primeiro período: a proposição de uma teoria da administração educacional; b) segundo período: a busca de uma administração educacional; c) terceiro período: a contribuição de Greenfield por meio da proposição de um trabalho intersubjetivo no âmbito escolar. Concluímos que, embora a proposta de Greenfield, não conseguisse àquela época uma projeção tão ampla, serviu de embasamento para o que mais tarde seria considerado como um dos pilares da gestão educacional, isto é, o esforço para se conceber posturas e ações profissionais condizentes com a própria humanidade não se negando pela ciência, mas se reafirmando, inclusive por meio dela. O grande desafio da escola na contemporaneidade é comprometer-se com a transformação e ruptura com a estrutura da teoria social que reduz o processo educacional à um instrumento de alienação e expropriação material do homem, reivindicando concretamente mudanças substanciais e qualitativa, vetor de sua ação e orientação teórica, enquanto sujeito histórico. Palavras-chave: gestão escolar, referencial teórico, transformação social.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, João. Para uma abordagem teórica da administração escolar: a distinção entre “direcção” e “gestão”. Revista Portuguesa de Educação, v. 8, n. 1, 1995, p. 33-56.

GRIFFITHS, Daniel. Teoria da administração escolar. São Paulo: Companhia Nacional, 1974.

LIMA, Paulo Gomes. Reestruturação produtiva, reforma do Estado e políticas educacionais no Brasil. SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 5, 2009, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2009.

JALALI, Marta. A teoria organizacional de Greenfield: uma alternativa para a administração educacional. Aracajú, UFSE, 1995. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Sergipe.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/217621713204



Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional

Contato: revistaregae@gmail.com - Fone: +55-55-99977-6371

Endereço: Avenida Roraima, 1000 - prédio 16 - 97105-900 - Santa Maria - RS - Brasil.

ISSN online 2318-1338

CC BY-NC-SA

 

Indexers, data base, catalogs


- Doaj.org - Redalyc - Latindex - Periódicos Capes - Diadorim Ibict - Redib

 

Patrocinadores - Sponsors

- Universidade Federal de Santa Maria