Controle da atividade docente e esforço conciliatório: a política de avaliação externa interpretada em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133831807Resumo
Este artigo versa sobre as influências da avaliação externa na prática escolar. Adotaram-se procedimentos metodológicos qualitativos, com vistas a articular pesquisa de campo com análise documental, apoiando-se no referencial teórico analítico conhecido como ciclo de políticas. A sala de aula que abrigou a pesquisa sofria interferências externas provenientes não só das provas, mas também dos cadernos pedagógicos e cobranças dos responsáveis pelos alunos. Essas interferências apareciam de diferentes maneiras, de modo que se transformavam, em alguns momentos, de acordo com o interesse da professora. Em outras situações modificavam a maneira como ela desejaria ocupar o tempo escolar, e, na maioria das vezes, os dois processos, ao mesmo tempo, o que demandava um esforço conciliatório.
Palavras-chave: avaliação externa; prática escolar; política educacional.
Downloads
Referências
CALZAVARA, Maria Teresa Santos. As práticas avaliativas e os registros de resultados nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. Rio de Janeiro: Unirio, 2011. 149f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, Claudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, 2007.
FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., v. 33, n. 119, 2012, p. 379-404.
FREITAS, Luiz. Carlos et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.
GANDIN, Danilo. Temas para um projeto político-pedagógico. Petrópolis: Vozes, 2010.
MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 106, 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 ago. 2013.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 11 ago. 2013.
PÉREZ GÓMEZ, Ángel. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.