Controle da atividade docente e esforço conciliatório: a política de avaliação externa interpretada em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro

Autores

  • Henrique Dias Gomes de Nazareth Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133831807

Resumo

Este artigo versa sobre as influências da avaliação externa na prática escolar. Adotaram-se procedimentos metodológicos qualitativos, com vistas a articular pesquisa de campo com análise documental, apoiando-se no referencial teórico analítico conhecido como ciclo de políticas. A sala de aula que abrigou a pesquisa sofria interferências externas provenientes não só das provas, mas também dos cadernos pedagógicos e cobranças dos responsáveis pelos alunos. Essas interferências apareciam de diferentes maneiras, de modo que se transformavam, em alguns momentos, de acordo com o interesse da professora. Em outras situações modificavam a maneira como ela desejaria ocupar o tempo escolar, e, na maioria das vezes, os dois processos, ao mesmo tempo, o que demandava um esforço conciliatório.

Palavras-chave: avaliação externa; prática escolar; política educacional.

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Biografia do Autor

Henrique Dias Gomes de Nazareth, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pedagogo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Mestre em Educação pela mesma instituição. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Currículo (GEPAC/UNIRIO).

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Publicado

18-04-2018

Como Citar

Nazareth, H. D. G. de. (2018). Controle da atividade docente e esforço conciliatório: a política de avaliação externa interpretada em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 67–75. https://doi.org/10.5902/2318133831807

Edição

Seção

Artigos