Histórias de vida na perspectiva da profissão docente e da gestão em sala de aula

Autores

  • Severino Roberto Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133831003

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados referentes à pesquisa sobre a história de vida de professores que lecionam matemática: sua infância enquanto aluno, suas relações e concepções com a matemática e a escolha da profissão docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo com professores do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Criança Esperança, localizado em Palmas, Estado do Tocantins. Realizamos entrevistas semiestruturadas com três professoras utilizando a metodologia da História Oral. Os resultados mostram que essas professoras, nascidas no interior, estudaram em escolas públicas, já possuíam alguma relação de proximidade desde a infância com a disciplina, demonstravam habilidades cognitivas e raciocínio lógico e que, possivelmente, esse fator tenha influenciado na escolha da profissão.

Palavras-chave: educação matemática; profissão docente; gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Severino Roberto Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

[1] Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana/PE (F.F.P.G) em 2000. Especialista em Gestão Educacional pela UFSM/RS em 2011. Aluno Especial do Mestrado em Educação pela UFT/TO. Professor Concursado da rede Estadual desde 2002. Atualmente Diretor de Administração da Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Estado do Tocantins. Endereço: Quadra 606 Sul, Al Ceshiciatti, QI 10, LT 08 CS 02 – Palmas/TO. E-mail: robertolm44@gmail.com

Referências

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte. Autêntica, 2005.

D`AMBRÓSIO, Ubiratan. A matemática nas escolas. Educação Matemática em Revista, v. 9, n. 11, 2002, p. ??-??.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Tempo da escola e tempo da sociedade. In: VOLPATO, Raquel Serbino (org.). Formação de professores. São Paulo: Unesp, 1998, p. ??-??.

FERREIRA, Ana Cristina. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, Dario (org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. ??-??.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, Cortez, 2009.

MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação Matemática: concepções e perspectivas São Paulo: Unesp, 1999, p. ??-??.

SANCHEZ, Jesús Nicasio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANTAMARINA, C; MARINAS, J.M. (1994) Histórias de vida e história oral. In: DELGADO, J.M. e GUTIÉRREZ, J (org.). (1994) Métodos y técnicas cualitativas de investigación em ciências sociais. Madrid: Editorial Síntesis, 1994, p. ??-??.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

18-04-2018

Como Citar

Lima, S. R. (2018). Histórias de vida na perspectiva da profissão docente e da gestão em sala de aula. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 77–86. https://doi.org/10.5902/2318133831003

Edição

Seção

Artigos