Histórias de vida na perspectiva da profissão docente e da gestão em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133831003Resumo
Neste artigo apresentam-se resultados referentes à pesquisa sobre a história de vida de professores que lecionam matemática: sua infância enquanto aluno, suas relações e concepções com a matemática e a escolha da profissão docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo com professores do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Criança Esperança, localizado em Palmas, Estado do Tocantins. Realizamos entrevistas semiestruturadas com três professoras utilizando a metodologia da História Oral. Os resultados mostram que essas professoras, nascidas no interior, estudaram em escolas públicas, já possuíam alguma relação de proximidade desde a infância com a disciplina, demonstravam habilidades cognitivas e raciocínio lógico e que, possivelmente, esse fator tenha influenciado na escolha da profissão.
Palavras-chave: educação matemática; profissão docente; gestão.
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