Os cidadãos-professores e a formação para a cidadania na construção de escolas democráticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829261Resumo
O presente artigo discute a formação para a cidadania em escolas públicas estaduais de Santa Catarina, com foco na atuação dos cidadãos-professores e nas Instâncias de Gestão Escolar Democrática (IGEDs).
Trata dos pressupostos históricos e legais da escola democrática, aborda as condições de formação dos cidadãos e até chegar ao papel dos cidadãos-professores diante da construção de escolas democráticas. Os dados procedem de pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/UAB. A partir do questionamento de dezessete professores, salienta-se que os cidadãos-professores pouco participam das principais IGEDs — Conselho Escolar e a Associação de Pais e Professores —, as quais não funcionam como núcleos de formação para a cidadania. Logo, a experiência de construção de escolas democráticas necessita de maior empenho e estimulo à participação direta, seja dos professores, seja da comunidade como um todo.
Palavras-chave: gestão escolar, democracia, cidadania.
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