Os cidadãos-professores e a formação para a cidadania na construção de escolas democráticas

Autores

  • Arthur Breno Stürmer
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829261

Resumo

O presente artigo discute a formação para a cidadania em escolas públicas estaduais de Santa Catarina, com foco na atuação dos cidadãos-professores e nas Instâncias de Gestão Escolar Democrática (IGEDs).
Trata dos pressupostos históricos e legais da escola democrática, aborda as condições de formação dos cidadãos e até chegar ao papel dos cidadãos-professores diante da construção de escolas democráticas. Os dados procedem de pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/UAB. A partir do questionamento de dezessete professores, salienta-se que os cidadãos-professores pouco participam das principais IGEDs — Conselho Escolar e a Associação de Pais e Professores —, as quais não funcionam como núcleos de formação para a cidadania. Logo, a experiência de construção de escolas democráticas necessita de maior empenho e estimulo à participação direta, seja dos professores, seja da comunidade como um todo.

Palavras-chave: gestão escolar, democracia, cidadania.

Downloads

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em Educação. Universidade Federal de Santa Maria.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Como Citar

Stürmer, A. B., & Ferreira, L. S. (2017). Os cidadãos-professores e a formação para a cidadania na construção de escolas democráticas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 249–273. https://doi.org/10.5902/2318133829261

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)