Os cidadãos-professores e a formação para a cidadania na construção de escolas democráticas

Autores

  • Arthur Breno Stürmer
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829261

Resumo

O presente artigo discute a formação para a cidadania em escolas públicas estaduais de Santa Catarina, com foco na atuação dos cidadãos-professores e nas Instâncias de Gestão Escolar Democrática (IGEDs).
Trata dos pressupostos históricos e legais da escola democrática, aborda as condições de formação dos cidadãos e até chegar ao papel dos cidadãos-professores diante da construção de escolas democráticas. Os dados procedem de pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/UAB. A partir do questionamento de dezessete professores, salienta-se que os cidadãos-professores pouco participam das principais IGEDs — Conselho Escolar e a Associação de Pais e Professores —, as quais não funcionam como núcleos de formação para a cidadania. Logo, a experiência de construção de escolas democráticas necessita de maior empenho e estimulo à participação direta, seja dos professores, seja da comunidade como um todo.

Palavras-chave: gestão escolar, democracia, cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em Educação. Universidade Federal de Santa Maria.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Como Citar

Stürmer, A. B., & Ferreira, L. S. (2017). Os cidadãos-professores e a formação para a cidadania na construção de escolas democráticas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 249–273. https://doi.org/10.5902/2318133829261

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)