O currículo e o trabalho por meio de projetos: construindo alternativas pela prática investigativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133821972Resumo
Neste artigo tem-se como objetivo apontar alternativas de reconstrução do currículo escolar por meio do trabalho com projetos. Vale salientar que o currículo se refere à organização do conhecimento escolar, sendo uma construção social do conhecimento, real, significativa, com intencionalidade político-pedagógica, aberto o suficiente para ser percebido como um processo, no qual as questões oriundas da relação ensino e aprendizagem possam dar-lhe um caráter dinâmico e transformador. Um instrumento relevante para reconstrução curricular são os denominados projetos de trabalhos, pois o ponto de partida do processo de construção do conhecimento é a prática social concreta e a realidade em que acontece.
Palavras-chave: currículo, projetos de trabalho, conhecimento.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BACELAR, Inalda. Escola, descentralização e autonomia. Revista de Administração Educacional. Recife, v. 1, n.1, 1997, p. 27-37.
BENINCÁ, Elli; CAIMI, Flávia Eloisa (orgs.). Formação de professores: um diálogo entre teoria e prática. Passo Fundo: UPF, 2002.
CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José (org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monteserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto alegre: Artmed, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
NASCIMENTO, Maria das Graças. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção coletiva. Petrópolis: Vozes, 1999.
RANGEL, Anna Maria. Construtivismo: apontando falsas verdades. Porto Alegre: Mediação, 2002.
SACRISTÁN, Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
VIEIRA, Sofia (org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
VEIGA, Ilma. A escola: espaço de projeto político-pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.