Gestão e democracia na escola: limites e desafios

Autores

  • Neide Pena Cária Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Mileide Pereira Santos Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217113789

Resumo

O presente artigo aborda a evolução do princípio da democracia na história da educação pública brasileira, a fim de contextualizar o processo de gestão democrática, atualmente em evidência na escola pública, como condição para a melhoria da qualidade da educação. O objetivo é analisar, a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, quais os princípios de uma gestão democrática, com vistas a compreender os limites e os desafios da democracia no âmbito escolar. Tem-se como pressuposto orientador deste artigo que a participação dos atores da escola e da comunidade escolar constitui-se em um fator determinante para que haja a gestão democrática. O conceito de participação foi abordado na perspectiva de Diaz Bordenave (1994), que a considera como um aprendizado. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica. O estudo apresenta uma crítica ao modelo de gestão que se diz democrática, mas que não abre espaço para a participação dos atores da escola. Evidencia que a participação efetiva dos professores e da comunidade nos processos de gestão escolar ainda é um devir, um grande desafio e um dos entraves à implantação da democracia na escola. Nesse processo, o gestor se destaca como líder e responsável pelo rompimento do paradigma tradicional da gestão conservadora da escola.

Palavras-chave: gestão democrática, participação, qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Neide Pena Cária, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Professora do Curso Mestrado em Educação da Univás/MGCoordenadora e professora do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional (Univás)Professora do Curso de Graduação de Ciências Contábeis (Univás)

Mileide Pereira Santos, Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil.

Mileide Pereira Santos é professora em instituição pública municipal na cidade de Borda da Mata/MG. É estudante no curso de especialização em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Sapucaí.

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Publicado

29-06-2014

Como Citar

Cária, N. P., & Santos, M. P. (2014). Gestão e democracia na escola: limites e desafios. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(6), 27–41. https://doi.org/10.5902/2176217113789

Edição

Seção

Artigos