Pedagogia universitária em construção: desafios e aproximações teóricas

Autores

  • Rogério Abranches Silva Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
  • Neide Pena Cária Universidade do Vale do Sapucaí (Unvás)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133830098

Resumo

Este texto é uma revisão de literatura sobre a temática pedagogia universitária. Tem-se como objetivo contribuir com as discussões em torno das questões que envolvem o ensino superior no que se referem ao ensino, à aprendizagem e à docência. Foi tomado como recorte temporal a década de 1990, caracterizada pela expansão e diversificação da oferta de ensino superior. Os aspectos teórico-conceituais tiveram como amparo os seguintes autores: Cunha (2004, 2006, 2016), Pimenta e Anastasiou (2005), Masetto (2006), Pimenta e Almeida (2011). Considerando que a universidade é uma instituição educativa, enraizada nos contextos sociais, econômicos e culturais e que tem como finalidade o permanente exercício da produção de conhecimento e da formação de profissionais, esta pesquisa se insere na perspectiva da formação profissional.

Palavras-chave: pedagogia universitária; docência; ensinagem; formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Abranches Silva, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

- Graduado em Administração de Empresas

- Mestrado em Educação

- Professor de ensino médio-técnico e superior

- Coordenador de Núcleo Acadêmico Educacional do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel)

Neide Pena Cária, Universidade do Vale do Sapucaí (Unvás)

Doutora em Educação

Docente do Programa de Mestrado em Educação

Coordenadora do Curso de Espeialização em Gestão Educacional

Referências

CUNHA, Maria Isabel. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 8, 2004. Anais ... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004.

CUNHA, Maria Isabel. Pedagogia Universitária. In: MOROSINI, Marília C. Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário. Brasília: Inep, 2006, p. 349-405.

CUNHA, Maria Isabel. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, v. 12, n. 3, 2008, p. 182-186.

CUNHA, Maria Isabel. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, 2016, p. 87-101.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores para a mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

LEITE, Denise. Reformas universitárias, avaliação institucional participativa. Petrópolis: Vozes, 2005.

LEITE, Denise. Pedagogia universitária e inovação. In: CUNHA, Maria Isabel da (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007, p. 11-26.

MASETTO, Marcos Tarciso (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2006.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

18-04-2018

Como Citar

Silva, R. A., & Cária, N. P. (2018). Pedagogia universitária em construção: desafios e aproximações teóricas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 25–38. https://doi.org/10.5902/2318133830098

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)