Pedagogia universitária em construção: desafios e aproximações teóricas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133830098Resumo
Este texto é uma revisão de literatura sobre a temática pedagogia universitária. Tem-se como objetivo contribuir com as discussões em torno das questões que envolvem o ensino superior no que se referem ao ensino, à aprendizagem e à docência. Foi tomado como recorte temporal a década de 1990, caracterizada pela expansão e diversificação da oferta de ensino superior. Os aspectos teórico-conceituais tiveram como amparo os seguintes autores: Cunha (2004, 2006, 2016), Pimenta e Anastasiou (2005), Masetto (2006), Pimenta e Almeida (2011). Considerando que a universidade é uma instituição educativa, enraizada nos contextos sociais, econômicos e culturais e que tem como finalidade o permanente exercício da produção de conhecimento e da formação de profissionais, esta pesquisa se insere na perspectiva da formação profissional.
Palavras-chave: pedagogia universitária; docência; ensinagem; formação profissional.
Downloads
Referências
CUNHA, Maria Isabel. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 8, 2004. Anais ... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004.
CUNHA, Maria Isabel. Pedagogia Universitária. In: MOROSINI, Marília C. Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário. Brasília: Inep, 2006, p. 349-405.
CUNHA, Maria Isabel. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, v. 12, n. 3, 2008, p. 182-186.
CUNHA, Maria Isabel. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, 2016, p. 87-101.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores para a mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
LEITE, Denise. Reformas universitárias, avaliação institucional participativa. Petrópolis: Vozes, 2005.
LEITE, Denise. Pedagogia universitária e inovação. In: CUNHA, Maria Isabel da (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007, p. 11-26.
MASETTO, Marcos Tarciso (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2006.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.