Marketing preditivo: a armadilha da personalização da informação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065789333

Parole chiave:

Pós-verdade, Método da Tenacidade, Personalização da Informação

Abstract

O presente texto versa sobre o marketing preditivo e a personalização da informação. A personalização compreende o caráter inaugurador da pós-modernidade, dado que esta ideia elabora o empreendimento de si, o torna-se a si mesmo. É concebida em um momento de flexibilidade da sociedade, alto consumo de bens e, a julgar que este consumo causa prazer, logo invoca-se a estrutura do hedonismo a partir da lógica da sedução pelo marketing. É importante uma leitura pragmática sobre a pós-verdade e a personalização algorítmica, com base na filosofia de Charles Sanders Peirce. Pretende-se evidenciar, a partir do pensamento do filósofo C.S. Peirce, a organização dos internautas por um método de fixação da crença. Peirce afirma que o objetivo da crença é um estado de calmaria. Em razão da procura por essa posição estável, os usuários adotam o Método da Tenacidade, segundo o qual é suficiente apenas ter uma crença, que não necessariamente deve ser fundamentada, mas que deve, sim, cumprir o objetivo de uma crença, que é a felicidade. Portanto, busca refletir como o método utilizado fortalece o surgimento da Pós-verdade e dos seus elementos Fake News e Negacionismo. A Fake News vem a ser um discurso construído com o fim da manipulação, já o negacionismo é o sentimento de ódio e a luta pelo enfraquecimento das instituições estatais e científicas que têm o intuito de estabelecer a produção de conhecimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Thalles Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2021). Mestre em Filosofia pelo Mestrado Profissional (PROF-FILO) núcleo Unimontes (2024).

Riferimenti bibliografici

CORMEN, Thomas. O que são algoritmos e porque você deve se importar com eles?. In: CORMEN, Thomas. Desmistificando Algoritmos. Trad. Arlete Simille. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. Cap. 1, p. 1-7.

CORMEN, Thomas. Como descrever e avaliar algoritmos de computador. In: CORMEN, Thomas. Desmistificando Algoritmos. Trad. Arlete Simille. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. Cap. 1, p. 9-20.

CORRÊA, Murilo. Chapação maquínica, alucinação estatística: Pensar com o Chat GPT. Lugar Comum, Rio de Janeiro, v. 66, p. 139-155, abril 2023. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/lc/article/view/58508/31754. Acesso em: 8 fev. 2024.

DOMINGOS, Pedro.A revolução do machine learning. In: DOMINGOS, Pedro. O Algoritmo Mestre: A busca pelo algoritmo de machine learning definitivo recriará nosso mundo. Trad. Aldair José Correia da Silva. Rio de Janeiro: Novatec, 2017. Cap. 1, p. 20-41.

FISHER, Max. A Máquina do Caos: Como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo. Trad. Érico Assis. São Paulo: Todavia, 2022.

FREIRE, Patricia et al. Mídias Sociais e Redes Sociais: Conceitos e características. Anais do I SUCEG, Florianópolis, p. 455-466, 2017. Disponível em: https://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/issue/view/1. Acesso em: 27 jul. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, P. FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. Trad. Heitor Ferreira da Costa. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2013.

GOMES, Ana Paula C.; BROENS, Mariana C. A Formação de Crenças na Era das Fake News: Emoções e sentimentos epistêmicos. São Paulo: FiloCzar, 2020.

KAISER, B. Manipulados: como a Cambridge Analytica e o Facebook invadiram a privacidade de milhões e botaram a democracia em xeque. Trad.: Roberta Clapp, Bruno Fiuza. Rio de Janeiro: Haroer Collins, 2020.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LINDNER, Luís. Revisão da Literatura: Sites de redes sociais ou mídias sociais. In: LINDNER, Luís. Diretrizes para o design de interação em redes sociais temáticas com base na visualização do conhecimento. Florianópolis: [s. n.], 2015. p. 52-62. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135790. Acesso em: 27 jul. 2023.

LIPOVETSKY, G. A Era do Vazio: Ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Trad. Miguel Serras Pereira e Ana Luísa Faria. Lisboa: Edições 70, 2022.

LIPOVETSKY, G. Os Tempos Hipermodernos. Trad. Mário Viela. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.

LIPOVETSKY, G. A Felicidade Paradoxal: Ensaios sobre a sociedade de hiperconsumo. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MARQUEZ, Murilo. Pós-Verdade, Impactos e Desafios para a Educação Escolar: Reflexões psicanalíticas. 2023. 217 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/47095. Acesso em: 28 jan. 2024.

PARISER, Eli. O Filtro Invisível: O que a internet está escondendo de você. Trad. Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PEIRCE, C. S. A Fixação da Crença. Trad. Anabela Gradim Alves. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação – Universidade da Beira Interior: [s,n], 2003. Portugal. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=40. Acesso em: 03 jul. 2023.

PEIRCE, C. S. Como Tornar as Nossas Ideias Claras. Trad. António Fidalgo. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação – Universidade da Beira Interior: Portugal. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=40. Acesso em: 22 fev. 2024.

PEIRCE, C. S. A Doutrina das Probabilidades. In: D’OLIVEIRA, A (Org.) Os Pensadores; Trad. Armando D’Oliveira e Sérgio Pomerangblum. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. cap. VI, p. 157-162.

PEIRCE, C. S. A Probabilidade da Indução. In: D’OLIVEIRA, A (Org.) Os Pensadores; Trad. Armando D’Oliveira e Sérgio Pomerangblum. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. cap. VI, p. 163-176.

PERINI-SANTOS, E. Pós-verdade. In: SZWAKO, José, RATTON, José (Org.). Dicionário dos Negacionismos no Brasil. Recife: ED. Cepe, 2022. p. 576-581.

RATTON, JOSÉ. Negacionismo. In: SZWAKO, José, RATTON, José (Org.). Dicionário dos Negacionismos no Brasil. Recife: ED. Cepe, 2022. p. 414-419.

SAMPAIO, R. Fake News. In: SZWAKO, José, RATTON, José (Org.). Dicionário dos Negacionismos no Brasil. Recife: ED. Cepe, 2022. p. 272-279.

SANTAELLA, Lucia. A Pós-Verdade é Verdadeira ou Falsa?(Interrogações) Barueri, São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018.E-book.

SILVEIRA, Stefanie; MORISSO, João Gabriel. O uso de algoritmos na mídia programática. Parágrafo, v. 6, n. 1, p.71-82, 2018.

STRECK, D; REDIN, E; ZITKOSKI, J (orgs). Dicionário de Paulo Freire. In: ALMEIDA, Cristóvão; STRECK, Danilo. Pergunta. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Autentica, 2010.

SZWAKO, J. Anti-intelectualismo. In: SZWAKO, José, RATTON, José (Org.). Dicionário dos Negacionismos no Brasil. Recife: ED. Cepe, 2022. p. 576-581.

WAAL, Cornelis. Sobre Pragmatismo. Trad. Cassiano Terra Rodrigues. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

Pubblicato

2024-12-20

Come citare

Oliveira, T. R. (2024). Marketing preditivo: a armadilha da personalização da informação. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e16/1–30. https://doi.org/10.5902/2448065789333

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais