Modos de pensar a escola: estudos de gênero e tempo livre para emancipação dos/as estudantes

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065783817

Parole chiave:

Gênero, Educação, Alienação, Poder, Corrupção

Abstract

O presente artigo nasce das discussões de uma narrativa desenvolvida em uma disciplina cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, cujo objetivo fora tensionar os modos de pensar a escola, da modernidade ao contemporâneo. Pretende-se colocar em destaque a importância das relações de gênero no campo filosófico-educacional, através de uma problematização de documentos que orientam as políticas públicas educacionais brasileiras, tais comoa Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCG/EM). Apresenta um estudo a respeito das concepções de alienação, poder e corrupção presentes no livro Em Defesa da Escola: uma questão pública de Jan Masschelein e Maarten (2017), bem como se vale das críticas ultraconservadoras chamadas de “ideologias de gênero” no âmbito escolar como formas de pensar modos contemporâneos de alienação, poder e corrupção presentes nos processos de escolarização.

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Biografia autore

Thays de Lima Seiffert, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Filosofia - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Atualmente mestranda em Educação no PPGE na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de 02/2018-01/2020. Participou do Programa de Residência Pedagógica de 02/2020-01/2022. Representante Discente do curso. Voluntária no Cursinho de Pré-vestibular Alternativa da Universidade Federal de Santa Maria de 2019-2020. Participou do Projeto Ensinar e Aprender Filosofia na Educação Popular de 2019-2021. Bolsista do projeto de pesquisa Didática da Filosofia no Brasil (2008-2023): estudo sobre ditos e escritos acerca do ensinar e aprender filosofia no 1º semestre de 2022.

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Pubblicato

2023-08-31

Come citare

Seiffert, T. de L. (2023). Modos de pensar a escola: estudos de gênero e tempo livre para emancipação dos/as estudantes. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e9/1–18. https://doi.org/10.5902/2448065783817

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua