É possível educar o pensamento? O Programa de Filosofia para Crianças de M. Lipman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065770250

Palavras-chave:

Filosofia para crianças, Habilidades cognitivas, Pragmatismo

Resumo

Um dos pontos centrais do Programa de Filosofia para Crianças (PFC), criado por Matthew Lipman, é a proposta de uma educação para o pensar através do ensino de filosofia. Se, por si só, a ideia de ensinar filosofia desde as séries iniciais já é inovadora, seu enfoque pragmático de melhorar as habilidades cognitivas das crianças e adolescentes através do diálogo filosófico ainda soa como um desafio timidamente realizado. Neste artigo, pretendemos discutir a proposta de uma educação para o pensar e a crítica dos pressupostos da educação formal, além de investigar porque a filosofia seria a disciplina mais adequada para realizar essa tarefa. Em seguida, exploraremos os conceitos de habilidades cognitivas e comunidade de investigação e a relação dos mesmos com a linguagem. Por fim, discutiremos as críticas feitas ao PFC e a nossa resposta a elas, reconhecendo o alcance e os limites de cada uma delas.

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Biografia do Autor

Josué Cândido da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Professor Doutor na Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil.

Amanda Santos da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA

Graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Silva, J. C. da ., & Silva, A. S. da . (2022). É possível educar o pensamento? O Programa de Filosofia para Crianças de M. Lipman. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e12/1–20. https://doi.org/10.5902/2448065770250

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua