O concurso de redações filosóficas do PIBID de Filosofia da UESC

Josué Cândido da Silva

Resumo


Neste relato, pretendemos apresentar um balanço do nosso primeiro concurso de redações filosóficas desenvolvido em 2012. Trata-se de uma proposta que envolveu cinco escolas da região de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, e mais de mil alunos em sua fase inicial. Nosso objetivo era estimular os alunos do Ensino Médio a desenvolverem suas habilidades de argumentação escrita através da discussão de problemas filosóficos. Foram propostos cinco temas, de acordo com o que estava sendo trabalhado em cada série, a serem escolhidos pelos alunos. Em uma primeira fase, participaram todos os alunos no âmbito de abrangência do PIBID de Filosofia da UESC. Destes, foram selecionados os melhores trabalhos para uma segunda fase em que tiveram a orientação dos bolsistas do PIBID com indicações de leitura e de como melhorar as ideias apresentadas no texto. Em uma terceira fase, foram selecionados os seis alunos vencedores do concurso. Em nosso relato, faremos uma avaliação de como o concurso contribuiu na melhoria da argumentação escrita dos alunos, além de outros resultados positivos decorrentes do mesmo. Apresentaremos também as principais dificuldades no intuito de servir como um parâmetro para aplicação ou modificação da proposta por PIBIDs de Filosofia de outras universidades. 


Palavras-chave


Redações filosóficas; Argumentação escrita; Filosofia no Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Referências


HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

PEIRCE, Charles S. Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Editada por C. Hartshome, P. Weiss e A. Burks. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1931-1958, 8 volumes.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065729752

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________