Relato de Experiência: I Simpósio de Humanidades da Escola Estadual Regina Pacis (CERP)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065747836Abstract
O presente artigo é um relato de experiência sobre o primeiro I Simpósio de Humanidades da Escola Regina Pacis, em Raul Soares/Minas Gerais. O objetivo do evento era levar uma educação acentuadamente crítica e interdisciplinar aos seus estudantes, para além dos padrões tradicionais da sala de aula. A proposta era de tornar os jovens estudantes protagonistas e organizadores do simpósio. E ainda, nós graduandas em filosofia, fomos convidas a ministrar duas palestras sobre “O que faz o ser humano ser tão especial?”. Nesse relato pretendemos abordar a experiência de participar de um simpósio em uma rede estadual com estudantes do ensino médio, enxergando, assim, uma possibilidade de ensino/aprendizagem bastante pertinente. Além do mais, percebemos que é frutífera a aproximação da filosofia da educação de Mathew Lipman para uma leitura do simpósio.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRANDÃO, Jacyntho Lins & SANTOS, Magda Guadalupe dos. Morte e Amor: a Construção do Humano na Lírica Grega Arcaica. Ensaios de Literatura e Filologia. v.4, pp. 117-161. 1983.
HADOT, Pierre. Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga. São Paulo: É Realizações, 2014.
HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática de Liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
LASSALLE, Xavier. O Genocídio de Ruanda, Pelo Olhar de um Mestre da Fotografia. El País. Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/05/album/1554460759_554970.html#foto_gal_3>. Acesso em: 12 maio. 2021.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Lisboa: Edições 70, 2000.
LIPMAN, Matthew. O Pensar na Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
LIPMAN, Matthew. Thinking in Education. New York: Cambridge, 1991.
LIPMAN, Matthew. Teaching Students to Think Reasonably: Some Findings of the Philosophy for Children Program. The Clearing House. v. 71, n. 5, pp. 277-280. 1998.
LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret. & OSCANYAN, Frederick. A Filosofia na Sala de Aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
ROSA, Luís Carlos Dalla. Educar Para a Sabedoria do Amor: A Epifania do Rosto do Outro Como uma Pedagogia do Êxodo. São Leopoldo, 2010. 344f. Tese (Doutorado em Teologia) - Escola Superior de Teologia Programa de Pós-Graduação.
SALGADO, Juliano & WENDERS, Wim. O Sal da Terra. 2014. (110 min.).
SLEEPER, Ralph. Pre-College Philosophy. The Social Studies. v. 69, n.6. 1978.
SOUZA, Tania Silva de. O Ensino de Filosofia para Crianças na Perspectiva de Matthew Lipman. Revista Filogênes. v. 6, n. 2, pp.13-26. 2013.