Relato de Experiência: I Simpósio de Humanidades da Escola Estadual Regina Pacis (CERP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065747836

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência sobre o primeiro I Simpósio de Humanidades da Escola Regina Pacis, em Raul Soares/Minas Gerais. O objetivo do evento era levar uma educação acentuadamente crítica e interdisciplinar aos seus estudantes, para além dos padrões tradicionais da sala de aula. A proposta era de tornar os jovens estudantes protagonistas e organizadores do simpósio. E ainda, nós graduandas em filosofia, fomos convidas a ministrar duas palestras sobre “O que faz o ser humano ser tão especial?”. Nesse relato pretendemos abordar a experiência de participar de um simpósio em uma rede estadual com estudantes do ensino médio, enxergando, assim, uma possibilidade de ensino/aprendizagem bastante pertinente. Além do mais, percebemos que é frutífera a aproximação da filosofia da educação de Mathew Lipman para uma leitura do simpósio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina de Oliveira Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre e graduanda na Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais.

Yasmin do Rego Lucas, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda na Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais.

Referências

BRANDÃO, Jacyntho Lins & SANTOS, Magda Guadalupe dos. Morte e Amor: a Construção do Humano na Lírica Grega Arcaica. Ensaios de Literatura e Filologia. v.4, pp. 117-161. 1983.

HADOT, Pierre. Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga. São Paulo: É Realizações, 2014.

HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática de Liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2020.

LASSALLE, Xavier. O Genocídio de Ruanda, Pelo Olhar de um Mestre da Fotografia. El País. Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/05/album/1554460759_554970.html#foto_gal_3>. Acesso em: 12 maio. 2021.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Lisboa: Edições 70, 2000.

LIPMAN, Matthew. O Pensar na Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

LIPMAN, Matthew. Thinking in Education. New York: Cambridge, 1991.

LIPMAN, Matthew. Teaching Students to Think Reasonably: Some Findings of the Philosophy for Children Program. The Clearing House. v. 71, n. 5, pp. 277-280. 1998.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret. & OSCANYAN, Frederick. A Filosofia na Sala de Aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

ROSA, Luís Carlos Dalla. Educar Para a Sabedoria do Amor: A Epifania do Rosto do Outro Como uma Pedagogia do Êxodo. São Leopoldo, 2010. 344f. Tese (Doutorado em Teologia) - Escola Superior de Teologia Programa de Pós-Graduação.

SALGADO, Juliano & WENDERS, Wim. O Sal da Terra. 2014. (110 min.).

SLEEPER, Ralph. Pre-College Philosophy. The Social Studies. v. 69, n.6. 1978.

SOUZA, Tania Silva de. O Ensino de Filosofia para Crianças na Perspectiva de Matthew Lipman. Revista Filogênes. v. 6, n. 2, pp.13-26. 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Figueiredo, C. de O., & Lucas, Y. do R. (2021). Relato de Experiência: I Simpósio de Humanidades da Escola Estadual Regina Pacis (CERP). Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e8 / 1–15. https://doi.org/10.5902/2448065747836

Edição

Seção

Relato de Experiência