O ensino de Filosofia em tempos hipermodernos: desafios do amanhã
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065727272Parole chiave:
Hipermodernidade, Ensino de filosofia, InterdisciplinaridadeAbstract
A sociedade hipermoderna tem suas estruturas fundadas na lógica do imediatismo, hedonismo, consumismo bem como no fascínio estético que torna uma sociedade alicerçada no espetáculo, este não dá subsídios que permitam o homem distinguir o que é real do que é irreal, deste modo, constitui-se um indivíduo que se imagina eterno e que não precisa cultivar a atitude perguntante diante dos aparatos inovadores e sedutores da hipermodernidade, é por assim dizer uma traição, pois fascinado pelo imediatismo, e por todos os padrões espetaculares, porém superficiais que lhe são oferecidos, é incapaz de lidar com seus problemas existenciais. A filosofia deve permanecer à margem para garantir o seu espaço como disciplina? A proposta desse trabalho é que se busque a interdisciplinaridade que se coloca como possibilidade de efetivar uma nova maneira de ensinar a Filosofia por meio da reconsideração do discurso das disciplinas do currículo e do modo como elas se articulam sobre uma mesma temática. Nesse sentido, desenvolver um Ensino de Filosofia eficaz, nesses tempos hipermodernos, pressupõe não só a utilização dos textos clássicos dos filósofos de maneira a construir uma exegese filosófica no ensino médio, mas como um distintivo que possibilite o desenvolvimento da criticidade dos alunos do Ensino Médio por meio da interdisciplinaridade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1996.
ARAÚJO, Inês Lacerda. Do signo ao discurso: Introdução à filosofia da Linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BARBOSA, Wilmar do Valle. Em A condição pós-moderna. In.: LYOTARD, JeanFrançois. A condição pós-moderna. 10ª. Ed. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José de Olimpio, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Tradução: Mauro Gama, Claudia Martinelli Gama. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf Acesso em: 10 mai. 2017.
CAMPANER, Sônia. Filosofia: Ensinar e Aprender – São Paulo: Livraria Saraiva. 2012.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. 4ª Ed. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FEATHERSTONE. Mike. O desmanche da cultura: Globalização, pós-moderno e identidade. Tradução: Carlos Eugenio Marcondes de Moura. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1997.
FERRY, Luc. Aprender a viver: Filosofia Para os Novos Tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
GALLO, Silvio. Metodologia do Ensino de Filosofia: Uma didática para o Ensino Médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo. Loyola, 1992.
HORN, G. B. Ensinar Filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Unijuí, 2009.
JACINSKY, Edson. Os desafios educacionais da cultura audiovisual:
considerações para o ensino de filosofia. In.: Filosofia e ensino, um diálo Transdisciplinar. Ijuí, RS. Unijuí, 2004.
KOHAN, W. O. Ensino de Filosofia. Perspectiva. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
______. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 10ª. Ed. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José de Olimpio, 2008.
LIPOVETSKY, Gilles; A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília, DF, 2000.
OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino de filosofia. Ijuí. Unijuí, 2002. Coleção filosofia e ensino.
ROJAS, Enrique. O homem moderno: a luta contra o vazio. Tradução: Waldir Dupont. São Paulo: Mandarim, 1996.
ROUANET, Sergio Paulo. As Razões do iluminismo. São Paulo. Cia das Letras, 1996.
RUSS, Jacqueline. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Scipione,1991.
SEVERINO, Antonio Joaquim. A filosofia na formação do adolescente no Ensino Médio In: SHIMIDT, Maria Auxiliadora. GARCIA, Tania Maria F. Braga. HORN, Geraldo Balduíno. Diálogos e perspectivas de investigação. Ijuí, RS: Unijuí, 2008. Vol.1
ZAJDSNAJDER, Luciano. A travessia do pós-moderna: Nos tempos do vale tudo. Rio de Janeiro: Gryphus,1992.