A Inserção do Estagiário na Escola e o Cuidado de Si de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065722452Parole chiave:
Cuidado de si, Adolescente, Formação do euAbstract
Este artigo apresenta o conceito de cuidado de si de Michel Foucault visando relacioná-lo com a experiência de estágio na escola. Foucault empreende a formulação do conceito de cuidado de si a partir dos gregos, considerando o sentido da expressão “o eu do ser em formação”. Este emerge como um preceito fundamental do ponto de vista filosófico, mas significa também uma continuidade técnica dessa temática sobre “ocupar-se consigo mesmo”. Tendo em vista isso, o cuidado de si exige uma visão crítica em relação a si mesmo, fazendo um papel corretivo, o que torna-se de extrema importância na prática docente, ainda mais por estarmos diretamente relacionados com os alunos que são adolescentes, e é nessa etapa que estes começam a pensar e a conversar sobre o conhecimento de si mesmo, sobre como guiar e como conduzir a vida. Por esse viés, temos uma dupla dimensão: a reflexão do estagiário com vista ao conceito de cuidado de si (relação mestre-discípulo) para com o aluno que está aprendendo a cuidar de si. O problema que move as reflexões aqui é o seguinte: é possível despertar o cuidado de si nos alunos e a si mesmo?
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