A Inserção do Estagiário na Escola e o Cuidado de Si de Michel Foucault

Autori

  • Jéssica Coimbra Padilha Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065722452

Parole chiave:

Cuidado de si, Adolescente, Formação do eu

Abstract

Este artigo apresenta o conceito de cuidado de si de Michel Foucault visando relacioná-lo com a experiência de estágio na escola. Foucault empreende a formulação do conceito de cuidado de si a partir dos gregos, considerando o sentido da expressão “o eu do ser em formação”. Este emerge como um preceito fundamental do ponto de vista filosófico, mas significa também uma continuidade técnica dessa temática sobre “ocupar-se consigo mesmo”. Tendo em vista isso, o cuidado de si exige uma visão crítica em relação a si mesmo, fazendo um papel corretivo, o que torna-se de extrema importância na prática docente, ainda mais por estarmos diretamente relacionados com os alunos que são adolescentes, e é nessa etapa que estes  começam a pensar e a conversar sobre o conhecimento de si mesmo, sobre como guiar e como conduzir a vida. Por esse viés, temos uma dupla dimensão: a reflexão do estagiário com vista ao conceito de cuidado de si (relação mestre-discípulo) para com o aluno que está aprendendo a cuidar de si. O problema que move as reflexões aqui é o seguinte: é possível despertar o cuidado de si nos alunos e a si mesmo?

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Jéssica Coimbra Padilha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Riferimenti bibliografici

CABREIRA, Julio. Diário de um filósofo no Brasil. Unijuí, 2010.

DELEUZE, Gilles. Conversações 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

FOUCAULT, Michel. “O que é um filósofo?” Ditos escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Curso dado em 1981-1982, Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus. São Paulo: Martins fontes, 2006.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. e apêndice de Maria Lacerda de Moura. Rio de janeiro, EDIOURO, 1985.

PLATÃO. Primeiro Alcibíades. Tradução de Carlos Alberto Nunes, 1975. P - 33 a 99.

TUGENDHAT, Ernest. Não somos de arame rígido. Ed. Ulbra, 2002.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-09-05

Come citare

Padilha, J. C. (2016). A Inserção do Estagiário na Escola e o Cuidado de Si de Michel Foucault. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(1). https://doi.org/10.5902/2448065722452

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua