Quando o professor sobe ao palco: contribuições da narratologia e da teoria da motivação humeana para a educação

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065788353

Mots-clés :

Educação, Teoria da motivação humeana, Paradigma de Syd Field, Performance

Résumé

Ensinar é motivar. Essa breve sentença condensa a ideia central do presente ensaio, a saber, que o ofício do professor se concentra sobremaneira na produção de ações nos estudantes. Uma aula bem-sucedida depende disso. De alguma forma, precisamos ser capazes de estimular a interação verbal entre os colegas, a realização de exercícios, reflexões, e assim por diante. A questão que se coloca, então, é: como fazer isso? Quais são as ferramentas e conhecimentos que devemos deter para que a nossa tarefa motivacional seja cumprida? Neste ensaio, defendendo uma perspectiva segundo a qual o professor é um ser eminentemente performático, mostraremos que a teoria da motivação humeana opera enquanto uma resposta contundente ao problema colocado. Por fim, a nossa investigação se encerra com a elaboração de um plano de aula que leva em consideração as reflexões de David Hume sobre agência e motivação, mobilizando, também, o conhecimento oriundo dos estudos narratológicos, como o Paradigma de Syd Field, enquanto ferramentas auxiliares.

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Bibliographies de l'auteur-e

Matheus Cenachi, Universidade Federal de Pelotas

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduando na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Rafaela Nunes, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharela em Letras pela UFRGS e pós-graduanda pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publié-e

2024-12-20

Comment citer

Cenachi, M., & Nunes, R. (2024). Quando o professor sobe ao palco: contribuições da narratologia e da teoria da motivação humeana para a educação. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e12/1–27. https://doi.org/10.5902/2448065788353