A LÓGICA DE LEWIS CARROLL NO ENSINO MÉDIO: UNIDADE DIDÁTICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448065736260Mots-clés :
Ensino de lógica, Ensino Médio, Silogística carrollianaRésumé
O presente trabalho consiste na apresentação de uma unidade didática para o ensino médio sobre a lógica silogística carrolliana, acompanhada do relato de sua aplicação e da avaliação de seus resultados. A unidade didática foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio. A motivação de sua realização foi a limitação dos métodos de ensino de lógica disponíveis no mercado editorial brasileiro. Os passos didáticos foram baseados em Gallo (2012). A avaliação dos resultados foi positiva, demonstrando que a lógica silogística de Carroll (1886) pode ser usada como um valioso instrumento para o ensino de lógica no ensino médio.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular: para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2018. 97 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC-EM_Ver%C3%
A3oCompleta_EmRevis%C3%A3o_06dez.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018. Versão em revisão.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: volume 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006. 133 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018.
CARROLL, L. The Game of Logic. London: MacMillan and Co., 1886. 128 p.
COLÉGIO NOSSA SENHORA MEDIANEIRA. Regimento: Educação Básica. Vinculado ao Sistema Estadual de Educação. Candelária, RS. 2017. 36 p.
COLL, C; MARTÍN, E. Aprender Conteúdos & Desenvolver Capacidades. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ENGEL, P. Y a-t-il une vie après la dissertation? Côté-Philo: Le journal de l’enseignement de la philosophie, n.º 9. out. 2006. p. 33-44.
GALLO, S. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o Ensino Médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LINDEMANN, J. L. O Jogo da Lógica de Lewis Carroll: Uma alternativa para o ensino médio. Refilo: Revista Digital de Ensino de Filosofia, v. 3; nº 2. jul./dez. 2017. p. 165-179. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/28815. Acesso em: 03 jan. 2019.
MONTOITO, R. Chá com Lewis Carroll: a matemática por trás da literatura. Jundiaí, Paco Editorial: 2011. 211 p.
NEWTON, L. A. (Ed.). Medieval Commentaries on Aristotle's Categories. Boston: Brill, 2008.
PERRENOUD, P. MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SECCO, G.D.; PUGLIESE, N. On how formal logic is presented to the Brazilian student: a critical analysis. In: Rutas didácticas y de investigación em lógica, argumentación y pensamiento crítico. México: Academia Mexicana de Lógica, 2016. p. 78-169.