A LÓGICA DE LEWIS CARROLL NO ENSINO MÉDIO: UNIDADE DIDÁTICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065736260

Mots-clés :

Ensino de lógica, Ensino Médio, Silogística carrolliana

Résumé

O presente trabalho consiste na apresentação de uma unidade didática para o ensino médio sobre a lógica silogística carrolliana, acompanhada do relato de sua aplicação e da avaliação de seus resultados. A unidade didática foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio. A motivação de sua realização foi a limitação dos métodos de ensino de lógica disponíveis no mercado editorial brasileiro. Os passos didáticos foram baseados em Gallo (2012). A avaliação dos resultados foi positiva, demonstrando que a lógica silogística de Carroll (1886) pode ser usada como um valioso instrumento para o ensino de lógica no ensino médio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

John Lennon Lindemann, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutorando na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular: para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2018. 97 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC-EM_Ver%C3%

A3oCompleta_EmRevis%C3%A3o_06dez.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018. Versão em revisão.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: volume 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006. 133 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018.

CARROLL, L. The Game of Logic. London: MacMillan and Co., 1886. 128 p.

COLÉGIO NOSSA SENHORA MEDIANEIRA. Regimento: Educação Básica. Vinculado ao Sistema Estadual de Educação. Candelária, RS. 2017. 36 p.

COLL, C; MARTÍN, E. Aprender Conteúdos & Desenvolver Capacidades. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ENGEL, P. Y a-t-il une vie après la dissertation? Côté-Philo: Le journal de l’enseignement de la philosophie, n.º 9. out. 2006. p. 33-44.

GALLO, S. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o Ensino Médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LINDEMANN, J. L. O Jogo da Lógica de Lewis Carroll: Uma alternativa para o ensino médio. Refilo: Revista Digital de Ensino de Filosofia, v. 3; nº 2. jul./dez. 2017. p. 165-179. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/28815. Acesso em: 03 jan. 2019.

MONTOITO, R. Chá com Lewis Carroll: a matemática por trás da literatura. Jundiaí, Paco Editorial: 2011. 211 p.

NEWTON, L. A. (Ed.). Medieval Commentaries on Aristotle's Categories. Boston: Brill, 2008.

PERRENOUD, P. MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SECCO, G.D.; PUGLIESE, N. On how formal logic is presented to the Brazilian student: a critical analysis. In: Rutas didácticas y de investigación em lógica, argumentación y pensamiento crítico. México: Academia Mexicana de Lógica, 2016. p. 78-169.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-02

Comment citer

Lindemann, J. L. (2019). A LÓGICA DE LEWIS CARROLL NO ENSINO MÉDIO: UNIDADE DIDÁTICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 5(1), 58–67. https://doi.org/10.5902/2448065736260

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência