Notas para uma pedagogia oswaldiana: filosofia e antropofagia

Auteurs-es

  • Marcelo Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065720901

Mots-clés :

Antropofagia, Ensino de Filosofia, Filosofia Brasileira

Résumé

O presente artigo pretende esboçar, em linhas gerais, uma prática filosófica no ensino médio que tente pensar a filosofia a partir da sua realidade irredutível, o contexto social brasileiro. A justificativa para tal abordagem parte da obra de Oswald de Andrade como precursor daquilo que no título denominamos uma prática filosófica antropofágica. Nossa abordagem tenta pensar o ensino de filosofia no Brasil no que teríamos de mais característico a oferecer, isto é, não mais a mera reprodução dos cânones do pensamento ocidental, mas sim, uma apropriação legitimamente latino-americana, emancipatória e insurgente, na medida em que busca fornecer ao aluno um potencial para apropriar-se e desapropriar-se de tais conteúdos, na medida em que lhes aprouver. A proposta de pensar o ensino de filosofia por vias não tradicionais, está diretamente ligada à obra de Oswald de Andrade, em particular os dois Manifestos dos anos 20; a partir das ideias de uma Antropofagia, visamos elucidar a necessidade de um pensamento e uma prática filosófica não debitária e meramente reprodutiva do modo de pensar ocidental tradicional. Esse trabalho, além do esforço empregado para pensar contra a corrente é também algo de contraditório: ao mesmo tempo em que critica as normas e regras de escrita, se submete às mesmas; critica e subverte sem deixar os padrões, em suma, mantém-se amarrado pela própria forma de fazer filosofia no Brasil. Mas, desgostos e formalidades à parte, tentaremos colocá-lo, ainda que a contragosto, dentro dos padrões e do lugar do pensamento sobre o ensino de filosofia no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marcelo Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Mestrando pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Références

ANDRADE, Oswald de. Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias. Obras Completas Vol. VI. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

ASTRADA, Carlos A filosofia latino-americana como expoente de uma cultura autônoma. Sopro 40 Novembro/2010. Disponível em:

http:culturaebarbarie.org/sopro/astrada.html.

BRASIL, Ministério da educação e cultura. Orientações Curriculares – Conhecimentos de Filosofia. Distrito Federal, 2006.

BRASIL, BRASÍLIA. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),1996.

CABRERA, Julio. Diário de Um Filósofo no Brasil. Ijui: Editora Unijuí, 2010.

CEPPAS, Filipe Ensino de Filosofia, antropologia e antropofagia. Anais do VIII Seminário Filosofia na Escola, UFSM, 2013.

CEPPAS, Filipe. Anotações Sobre a História do Ensino de Filosofia no Brasil. In: Cornelli ,G., Carvalho, M., Danelon, M. (Coord.):Coleção Explorando o Ensino: Filosofia, V14,

Brasília: Ministério da Educação, 2010.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia: como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Autêntica, Belo Horizonte. 2009.

BOPP, Raul. Vida e Morte da Antropofagia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1977.

BOPP, Raul. Movimentos Modernistas no Brasil 1922- 1928. Rio de Janeiro, Livraria São José,1966.

GALO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia : Uma didática para o ensino médio. Papirus, São Paulo. 2012.

JÉLVEZ, Julio Alejandro Quezada. A pesquisa como princípio pedagógico no Ensino Médio. Reestruturação do ensino médio : pressupostos teóricos e desafios da prática/ organização José Clóvis de Azevedo, Jonas Tarcísio Reis. — 1. ed. — São Paulo :

Fundação Santillana, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Tradução de Marcelo Backes. Porto Alegre: L&PM Editores, 2010.

NUNES, Benedito. Antropofagia ao alcance de todos. Obras Completas de Oswald de Andrade. Vol. VI. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

PORCHAT, Oswaldo. Discurso aos Estudantes Sobre a Pesquisa em Filosofia, In: Souza, José Cristódomo de: A Filosofia entre nós, Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

RIBEIRO, Darcy. Encontros: Eduardo Viveiros de Castro. Apresentação Guilherme Zarovs. Rio de Janeiro : Beco do Azougue, 2007.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A Inconstância da Alma Selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2016-01-12

Comment citer

Lopes, M. V. (2016). Notas para uma pedagogia oswaldiana: filosofia e antropofagia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(1). https://doi.org/10.5902/2448065720901

Numéro

Rubrique

Artigos – Demanda contínua