Inter-relações entre Filosofia, Ciência e Arte: proposta didática para o ensino de filosofia no ensino médio integrado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065770348

Palabras clave:

Filosofia, Ciência, Arte, Escola de Frankfurt, Ensino Médio Integrado

Resumen

Durante os séculos XVI e XVII a filosofia, a ciência e a arte começam a se separar, principalmente por conta da consolidação da ciência e de sua produção de conhecimento racional, baseada em princípios lógicos e matemáticos, buscando compreender e dominar a natureza de modo objetivo, enquanto a arte irá se ocupar da sensibilidade, utilizando de discursos e meios subjetivos de levantar questionamentos, tendo como base as faculdades do juízo e, por fim, a filosofia irá promover uma reflexão mais profunda e uma análise mais precisa das produções de conhecimento das duas áreas, não se separando, mas partindo delas. Assim sendo, o presente trabalho buscou oferecer uma proposa didática e interdisciplinar para o ensino médio normal ou integrado, a fim de abarcar os conhecimentos produzidos pela ciência, arte e filosofia, tendo como aporte teórico as discussões desenvolvidas pela Teoria Crítica. Para tanto, apresentou uma discussão teórica a respeito das inter-relações existentes entre as grandes áreas; e para o desenvolvimento da proposta didática trabalhou com diferentes materiais didáticos como a filosofia da Escola de Frankfurt, as obras do artista Ai Weiwei, entre outros. Como resultados, pretende-se ilustrar as possibilidades de trabalhar com diferentes saberes de forma interdisciplinar e integradora.

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Biografía del autor/a

Angélica Antonechen Colombo, Instituto Federal do Paraná, Campo Largo, PR

Professora doutora no Instituto Federal do Paraná, Campo Largo, PR, Brasil.

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Publicado

2022-11-07

Cómo citar

Colombo, A. A. . (2022). Inter-relações entre Filosofia, Ciência e Arte: proposta didática para o ensino de filosofia no ensino médio integrado . Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e13/1–22. https://doi.org/10.5902/2448065770348

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua