Inter-relações entre Filosofia, Ciência e Arte: proposta didática para o ensino de filosofia no ensino médio integrado

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065770348

Schlagworte:

Filosofia, Ciência, Arte, Escola de Frankfurt, Ensino Médio Integrado

Abstract

Durante os séculos XVI e XVII a filosofia, a ciência e a arte começam a se separar, principalmente por conta da consolidação da ciência e de sua produção de conhecimento racional, baseada em princípios lógicos e matemáticos, buscando compreender e dominar a natureza de modo objetivo, enquanto a arte irá se ocupar da sensibilidade, utilizando de discursos e meios subjetivos de levantar questionamentos, tendo como base as faculdades do juízo e, por fim, a filosofia irá promover uma reflexão mais profunda e uma análise mais precisa das produções de conhecimento das duas áreas, não se separando, mas partindo delas. Assim sendo, o presente trabalho buscou oferecer uma proposa didática e interdisciplinar para o ensino médio normal ou integrado, a fim de abarcar os conhecimentos produzidos pela ciência, arte e filosofia, tendo como aporte teórico as discussões desenvolvidas pela Teoria Crítica. Para tanto, apresentou uma discussão teórica a respeito das inter-relações existentes entre as grandes áreas; e para o desenvolvimento da proposta didática trabalhou com diferentes materiais didáticos como a filosofia da Escola de Frankfurt, as obras do artista Ai Weiwei, entre outros. Como resultados, pretende-se ilustrar as possibilidades de trabalhar com diferentes saberes de forma interdisciplinar e integradora.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Angélica Antonechen Colombo, Instituto Federal do Paraná, Campo Largo, PR

Professora doutora no Instituto Federal do Paraná, Campo Largo, PR, Brasil.

Literaturhinweise

ADORNO, Theodor. W. Notas de Literatura I. Tradução e apresentação de Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003.

ADORNO, Theodor. W. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. 2ª edição revista. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

ADORNO, Theodor. W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.

ASIMOV, Isaac. No mundo da ficção científica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984.

BORGES, Regina. Maria. Rabello. Em Debate: Cientificidade e Educação em Ciências. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

BRONOWSKI, Jacob. O olho visionário: ensaios sobre arte, literatura e ciência. Brasília, DF: Editora UNB, 1998.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2000.

ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Editora Perspectiva, 8. ed., 1991 (p. 157).

ENGLAND, Richard. Creative minds: the search for the reconciling principles of Science, the Humanities, Arts and Religion. Forum on Public Policy: a journal of Oxford Round Table, v. 2009, no. 2.

GOMBRICH, Ernest. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

KUHN, Thomas. S. Comentários sobre a relação entre Ciência e Arte. In: A tensão essencial: estudos selecionados sobre tradição e mudança científica. Trad. Marcelo Amaral Penna- Forte. São Paulo: UNESP, 2011.

LEFEBVRE, Henri. Estrutura social: a reprodução das relações sociais. In: FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977.

MACHADO, Roberto. Deleuze e a filosofia. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

MASCARELLO, Fernando. (Orgs.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.

ORWELL, George. 1984. Tradução de Alexandre Hubner e Heloisa Jahn. Companhia das Letras, 2019.

ROSSI, Paulo. O nascimento da ciência moderna na Europa. Tradução: Antonio Angonese. Bauru (SP): Edusc, 2001.

SPIEGELMAN, Art. Maus. Tradução de Antonio de Macedo Soares. 1ª ed. Quadrinhos na Cia, 2005.

VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1991.

ZOLA, Emile. O romance experimental e o naturalismo no teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1982.

Veröffentlicht

2022-11-07

Zitationsvorschlag

Colombo, A. A. . (2022). Inter-relações entre Filosofia, Ciência e Arte: proposta didática para o ensino de filosofia no ensino médio integrado . Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e13/1–22. https://doi.org/10.5902/2448065770348