Experimentos de pensamento como recurso pedagógico para o ensino de Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065741280

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, experimentos de pensamento, recurso pedagógico, modelos mentais.

Resumo

Este trabalho tem como objeto de investigação uma ferramenta metodológica muito utilizada na Filosofia, experimentos de pensamento. Os experimentos de pensamento são narrativas que convidam o leitor a imaginar e avaliar uma situação hipotética, sendo utilizados na investigação filosófica para elucidar determinada concepção ou, até mesmo, para apoiar ou refutar alguma teoria. Contudo, poderia essa ferramenta de investigação ser utilizada também como um recurso pedagógico nas aulas de Filosofia? O objetivo desse trabalho consiste em defender uma resposta positiva a tal pergunta. Para isso, apresento a perspectiva de Nancy J. Nersessian (1992, 2018) sobre o raciocínio envolvido na experimentação mental, que é baseada na perspectiva de modelos mentais (mental models), para apoiar a hipótese de que experimentos de pensamento podem ser utilizados como recursos pedagógicos no ensino de Filosofia.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Francine Nyland, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Mestranda na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

BROWN, James Robert. Laboratory of the Mind: Thought Experiments in the Natural Sciences. New York: Routledge, 1991a.

BROWN, James Robert. Thought Experiments: A Platonic Account. In: T. Horowitz and G. Massey (eds.), Thought Experiments in Science and Philosophy. Lanham: Rowman & Littlefield, 1991b, p. 119-128.

CHALMERS, David. The Conscious Mind. Oxford: Oxford University Press, 1996.

CRAIK, Kenneth. The Nature of Explanation. Cambridge: Cambridge University Press, 1943.

FOOT, Philippa. The problem of abortion and the doctrine of the double effect. In: FOOT, Philippa: Virtues and Vices and Other Essays in Moral Philosophy. Oxford: Basil Blackwell, 1978.

GENDLER, Tamar Szabó. Imaginary Exceptions: On the Powers and Limits of Thought Experiment. Dissertation. Harvard, New York: Garland Press, 1996.

GENDLER, Tamar Szabó. Intuition, Imagination, and Philosophical Methodology. Oxford: Oxford University Press, 2010.

GETTIER, Edmund. Is justified true belief knowledge?. Analysis, v. 23, 1963, p. 121–123.

JACKSON, Frank. Epiphenomenal Qualia. Philosophical Quartely, v.32, 1982, p.127-136.

JOHNSON-LAIRD, Philip. Mental Models. Cambridge: Harvard University Press, 1983.

KUHN, Thomas. A Function for Thought Experiments. In: KUHN, Thomas: The Essential Tension, Chicago: University of Chicago Press, 1977.

MACH, Ernst. Über Gedankenexperimente. Zeitschrift für physikalischen und chemischen Unterricht, v. 10, 1897, p.1-5.

MURCHO, Desidério. A Natureza da Filosofia e o seu ensino. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 22, n. 44, 2008, p. 79-99.

NERSESSIAN, Nancy J. In the theoretician’s laboratory: Thought experimenting as mental modeling. Philosophy of Science Association, v. 2, 1992, p. 291-301.

NERSESSIAN, Nancy J. Cognitive Science, Mental Modeling, and Thought Experiments. In: The Routledge Companion to Thought Experiments. New York: Routledge, 2018. p. 309-326.

NORTON, John. Are Thought Experiments Just What You Thought?. Canadian Journal of Philosophy, v. 26, 1996, p. 333-366.

NORTON, John. On Thought Experiments: Is There More to the Argument?. Philosophy of Science, v. 71, n. 5, 2004, p. 1139-1151.

ØRSTED, Hans Christian. Förste Indledning til den Almindelige Naturlaere, et indbydelsesskrivt til forelaesninger over denne vindenskab, (1811). Copenhagen (German translation): Über Geist und Studium der allgemeinen Naturlehre, In: Gehlens Journal für Chemie und Physik, vol. 36 (1822), p. 458-488.

PUTNAM, Hilary. The meaning of ‘meaning’. In: GUNDERSON, K. (Ed.). Language, mind and knowledge. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1975, p. 131-93.

RAWLS, John. A Theory of Justice. Cambridge: Belknap Press, 1971.

SEARLE, John R. Minds, Brains and Programs. Behavioral and Brain Sciences, v.3, n. 3, 1980, p. 417-457.

STUART, Michael T; FEHIGE, Yiftach; BROWN, James Robert. In: The Routledge Companion to Thought Experiments. New York: Routledge, 2018.

THOMSON, Judith. A defense of abortion. Philosophy & Public Affairs, v. 1, n. 1, 1971. p. 47-66.

THOMSON, Judith. The trolley problem. The Yale Law Journal, 1985, v. 94, n. 6, p. 1395-1415.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

Nyland, L. F. (2020). Experimentos de pensamento como recurso pedagógico para o ensino de Filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e9/ 1–15. https://doi.org/10.5902/2448065741280

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua