Role-playing games como ferramentas para metodologias lúdicas, interativas e inclusivas para o ensino de lógica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065793768

Mots-clés :

Ensino de Lógica, Lógica Proposicional Clássica, Metodologias Lúdicas, Role-playing Games, Enigmas Lógicos

Résumé

Neste artigo, exploramos o uso de role-playing games (RPGs) no ensino de lógica, como parte da disciplina de Filosofia, no Ensino Médio, como ferramentas que propiciem a aplicação de metodologias de ensino lúdicas, interativas e inclusivas. Após discutirmos a aplicação de RPGs como ferramentas educacionais, bem como a aplicação de metodologias lúdicas no ensino de lógica, apresentamos O Legado dos Lógicos, um RPG desenvolvido para auxiliar na introdução e no ensino de lógica proposicional clássica (LPC). Neste jogo, tanto os conceitos mais básicos da LPC, tais como proposição, conectivo lógico, valor de verdade e argumento, bem como noções mais avançadas, tais como tautologia e contradição, consequência e equivalência lógica e até mesmo falácia lógica, são apresentados aos jogadores, através, respectivamente, da mecânica principal de um RPG, que permite que os jogadores assumam o controle da narrativa, e de enigmas lógicos, possibilitando aos jogadores aprender lógica por meio da sua própria aplicação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ricardo Peraça Cavassane, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Bolsista de Pós-Doutorado CNPq no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp, sob a supervisão da Profa. Dra. Ítala M. L. D'Ottaviano. Doutor em Filosofia pela Unicamp (2024), Mestre em Filosofia pela Unesp (2013, 2018) e Bacharel em Filosofia pela Unesp (2010). Atua principalmente nas seguintes áreas: Epistemologia, Lógica, Filosofia da Linguagem e Interdisciplinar. Tem especial interesse nos seguintes temas: Teoria da Quase-verdade, Large Language Models, Inteligência Artificial, Wittgenstein, Contrassenso, Zemblanidade, Ensino de Lógica, e uso de RPGs na educação.

Rafael Rodrigues Testa, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, na área de Lógica Matemática. Pós-doutorados pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); pela Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira (UMa, Portugal); e pelo Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE-Unicamp), no qual atualmente é pesquisador associado. Possui formação complementar em Pedagogia e especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.Trabalha na área da Epistemologia Formal, com o estudo de sistemas de Dinâmica de Teorias e Lógicas não-clássicas, tendo originalmente desenvolvido Sistemas Paraconsistentes com o intuito de fornecer uma interpretação da paraconsistência por meio de atitudes epistêmicas de agentes racionais, bem como abordar resultados de impossibilidade e paradoxos na área da Representação do Conhecimento e Raciocínio.Fora da academia possui experiência em Produção Cultural, tendo realizado diversos projetos audiovisuais educacionais, dentre outras produções.

Références

ARJORANTA, Jonne. Defining Role-Playing Games as Language-Games. International Journal of Role-playing, v. 2, p. 3-17, mar. 2011. ISSN 2210-4909. Disponível em: https://journals.uu.se/IJRP/article/view/190. Acesso em: 01 ago. 2025. doi: http://dx.doi.org/10.33063/ijrp.vi2.190.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

BRUNER, Jerome S. The process of education. Cambridge: Harvard University Press, 1977.

CARNIELLI, Walter Alexandre; EPSTEIN, Richard L. Pensamento Crítico: o Poder da Lógica e da Argumentação. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2010.

CAVASSANE, Ricardo Peraça. O Legado dos Lógicos: Um role-playing game para o ensino de lógica proposicional. No prelo.

D’OTTAVIANO, Itala M. Loffredo; FEITOSA, Hércules de Araújo. Sobre a história da lógica, a lógica clássica e o surgimento das lógicas não-clássicas. Página Educacional do CLE, 2003, p. 1-34. Disponível em: <https://www.cle.unicamp.br/cle/sites/default/files/shared_files/ArtGT.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2025.

D&D BEYOND. DnD 2024 Character Sheet, 2024. Disponível em: https://media.dndbeyond.com/compendium-images/phb/downloads/DnD_2024_Character-Sheet.pdf. Acesso em: 01 ago. 2025.

EPP, Susanna S. The Role of Logic in Teaching Proof. The American Mathematical Monthly, v. 110, n. 10, p. 886-899, dez. 2003. ISSN 0002-9890. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00029890.2003.11920029. Acesso em: 01 ago. 2025. doi: https://doi.org/10.1080/00029890.2003.11920029.

EWALT, David M. Of Dice and Men: The Story of Dungeons & Dragons and the People Who Play It. New York: Scribner Book Company, 2013.

GIROTO, Claudia Regina Mosca; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; BERBERIAN, Ana Paula. (Org.). Surdez e Educação Inclusiva. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012.

GREEN, Melanie C. Storytelling in teaching. APS Observer, v. 17, n. 4, abr. 2004. Disponível em: https://www.psychologicalscience.org/observer/storytelling-in-teaching. Acesso em: 01 ago. 2025.

GROARKE, Leo. Informal Logic. In: ZALTA, Edward. N.; NODELMAN, Uri. (eds.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2024 Edition). Stanford: Metaphysics Research Lab, Stanford University, 2024. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/logic-informal. Acesso em: 01 ago. 2025.

HAMARI, Juho. Gamification. In: The Blackwell Encyclopedia of Sociology. 2. ed. London: Blackwell, p. 1-3, 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/9781405165518.wbeos1321. Acesso em: 01 ago. 2025. https://doi.org/10.1002/9781405165518.wbeos1321.

HITCHENS, Michael; DRACHEN, Anders. The Many Faces of Role-Playing Games. International Journal of Role-playing, v. 1, p. 3-21, dez. 2008. ISSN 2210-4909. Disponível em: https://journals.uu.se/IJRP/article/view/185. Acesso em: 01 ago. 2025. doi: https://doi.org/10.33063/ijrp.vi1.185.

LEONTIEV, Alexis N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1994.

MORTARI, Cezar Augusto. Introdução à lógica. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

PEREIRA, Carlos Eduardo Klimick. Construção de Personagem e Aquisição de Linguagem: o Desafio do RPG no INES. Forum, v. 10, p. 7-15, dez. 2004. ISSN 1518-2509. Disponível em: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/161/145. Acesso em: 01 ago. 2025.

PIAGET, Jean. The origins of intelligence in children. New York: International University Press, 1952.

RODRIGUES, Sônia. Roleplaying game e a pedagogia da imaginação no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SCHMIT, Wagner Luiz; MARTINS, João Batista; FERREIRA, Thales. Role-playing games and education in Brazil: how we do it. In: HOLTER, Matthijs; FATLAND, Eirik; TØMTE, Even. (Orgs.). Larp, the Universe and Everything. Oslo: Knutepunk, p. 75-96, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232907368. Acesso em: 01 ago. 2025.

SCHMIT, Wagner Luiz; MARTINS, João Batista. RPG e Vigotski: perspectivas para a prática pedagógica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 10, 2011, Curitiba. Anais do X Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011, p. 7076-7089. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/233776798. Acesso em: 01 ago. 2025.

SECCO, Gisele Dalva. Filosofia no ensino médio: distinções preliminares para uma didática mínima da lógica. Controvérsia (UNISINOS), v. 09, p. 89-102, set. 2013. ISSN 1808-5253. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/9840. Acesso em: 01 ago. 2025.

SECCO, Gisele Dalva; PUGLIESE, Nastassja. On How Formal Logic Is Presented to the Brazilian Student: a Critical Analysis. In: MARTÍNEZ, Teresita de Jesús Mijangos (Coord.). Rutas Didácticas y de investigación en Lógica, Argumentación y Pensamiento Crítico. Ciudad de México: Academia Mexicana de Lógica, 2016, p. 78-92. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/164837/001044505.pdf. Acesso em: 01 ago. 2025.

SILVA, Cinthia Lopes da; SOUZA, Marcio Ferreira de; UVINHA, Ricardo Ricci. RPG e educação: a dupla face do jogo. Interfaces Científicas, v. 12, n. 1, p. 359-372, out. 2023. ISSN 2316-3828. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8756. Acesso em: 01 ago. 2025. doi: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p359-372.

SMULLYAN, Raymond. What is the Name of this Book? The Riddle of Dracula and Other Logical Puzzles. New Jersey: Prentice-Hall, 1978.

SMULLYAN, Raymond. The Lady or the Tiger? and Other Logic Puzzles. New York: Times Books, 1982.

TARSKI, Alfred. A concepção semântica da verdade: Textos clássicos de Tarski. Organização Cezar Augusto Mortari, Luiz Henrique de Araújo Dutra. Tradução Celso Reni Braida, Cezar Augusto Mortari, Jesus de Paula Assis, Luiz Henrique de Araújo Dutra. São Paulo: Editora da Unesp, 2007.

TESTA, Rafael R.; BIZIO, Lucimar; MORAES, João Antonio de. Metodologias para o Ensino de Lógica em Libras: Notas sobre o desenvolvimento de uma aula de Lógica para o projeto IFSP FILOLIBRAS. CLE e-Prints, v. 20, n. 3, p. 1-15, out. 2022. ISSN 1519-9681. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/CLE_e-Prints/article/view/1615. Acesso em: 01 ago. 2025.

TESTA, Rafael R.; DEMARCHI, Marcelo. “Kit Educacional de Portas Lógicas” de baixo custo uma proposta STEAM e prática para o ensino da Lógica. Revista Internacional de Extensão da Unicamp, v. 6, p. 1-13, jul. 2025. ISSN 2763-616X. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ijoce/article/view/18733. Acesso em: 01 ago. 2025. https://doi.org/10.20396/ijoce.v6i00.18733.

TESTA, Rafael R.; ONGARATTO, Rafael. Sobre cavaleiros e patifes: abordagens pedagógicas no ensino de lógica clássica, paraconsistente e modal por meio de puzzles. CLE e-Prints, v. 22, n. 2, p. 1-46, out. 2024. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/CLE_e-Prints/article/view/1641. Acesso em: 01 ago. 2025.

TESTA, Rafael R.; MORAES, João Antonio de; BIZIO, Lucimar. Tecnologias para o ensino inclusivo de lógica: inovações visuais, lúdicas e interativas no projeto loglibras. In: DELIBERATO, Débora; GONÇALVES, Maria de Jesus; MANZINI, Eduardo José (Orgs.). Pesquisas e trabalho colaborativo: práticas para a formação de profissionais da Educação Especial. Goiânia: Sobama, 2025, p. 131-148. Disponível em: https://philpapers.org/archive/DELPET-2.pdf. Acesso em: 01 ago. 2025.

TESTA, Rafael R. et al. Projeto FILOLIBRAS: Aula 7 – Lógica. YouTube, 23 de novembro de 2021. 31min38s. Disponível em: https://youtu.be/mlLac2X2zOs. Acesso em: 01 ago. 2025.

UNESCO MGIEP. Game-based courses: exploring new paradigms in game-based learning. In: UNESCO MGIEP, Blue dot, special issue: Tech 2019: 21st century learning spaces, p. 36-39, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373711. Acesso em: 01 ago. 2025.

VASQUES, Rafael Carneiro. As potencialidades do RPG (Role Playing Game) na educação escolar. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/70fd175a-239a-4577-bcc5-1268619234c6. Acesso em: 01 ago. 2025.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Thought and Language. Cambridge: MIT Press, 1962.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

ZANINI, M. C. (Org). Anais do I Simpósio RPG & Educação. São Paulo: Devir, 2004.

Publié-e

2025-11-04

Comment citer

Cavassane, R. P., & Testa, R. R. (2025). Role-playing games como ferramentas para metodologias lúdicas, interativas e inclusivas para o ensino de lógica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e9–01/29. https://doi.org/10.5902/2448065793768