Marketing preditivo: a armadilha da personalização da informação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065789333Palavras-chave:
Pós-verdade, Método da Tenacidade, Personalização da InformaçãoResumo
O presente texto versa sobre o marketing preditivo e a personalização da informação. A personalização compreende o caráter inaugurador da pós-modernidade, dado que esta ideia elabora o empreendimento de si, o torna-se a si mesmo. É concebida em um momento de flexibilidade da sociedade, alto consumo de bens e, a julgar que este consumo causa prazer, logo invoca-se a estrutura do hedonismo a partir da lógica da sedução pelo marketing. É importante uma leitura pragmática sobre a pós-verdade e a personalização algorítmica, com base na filosofia de Charles Sanders Peirce. Pretende-se evidenciar, a partir do pensamento do filósofo C.S. Peirce, a organização dos internautas por um método de fixação da crença. Peirce afirma que o objetivo da crença é um estado de calmaria. Em razão da procura por essa posição estável, os usuários adotam o Método da Tenacidade, segundo o qual é suficiente apenas ter uma crença, que não necessariamente deve ser fundamentada, mas que deve, sim, cumprir o objetivo de uma crença, que é a felicidade. Portanto, busca refletir como o método utilizado fortalece o surgimento da Pós-verdade e dos seus elementos Fake News e Negacionismo. A Fake News vem a ser um discurso construído com o fim da manipulação, já o negacionismo é o sentimento de ódio e a luta pelo enfraquecimento das instituições estatais e científicas que têm o intuito de estabelecer a produção de conhecimento.
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