Uma perspectiva comparada entre Friedrich Nietzsche e Fernando Pessoa: o filósofo poeta e o poeta filósofo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065765238Palavras-chave:
Friedrich Nietzsche, Fernando Pessoa, Filosofia, Poesia, Linguagem.Resumo
Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) e Fernando Pessoa (1888-1935) ocuparam-se das principais temáticas de suas épocas, sendo o primeiro um dos filósofos mais estudado na contemporaneidade e Pessoa considerado o maior poeta da Língua Portuguesa. Na comparação de algumas abordagens dos pensadores surgem semelhanças em temas específicos: o tratamento ao corpo, a questão da linguagem (amplamente estudada e colocada no centro das discussões epistemológicas de suas respectivas épocas), o tempo e a problemática do Ego. Objetiva-se aqui elencar algumas semelhanças entre os dois pensadores, considerando cada um em sua maneira particular de expressão e, a partir disso, salientar possíveis similaridades entre ambos. Importa levar em conta que mesmo Nietzsche sendo filósofo, este também escreve poesias e introduz em seus textos filosóficos elementos poéticos, da mesma maneira, Fernando Pessoa não deixa de registrar em seus versos a influência da filosofia. É a partir destas concepções que se pretende registrar os pontos de consubstanciação de uma obra com a outra, superando inclusive a intenção primeira de pura comparação.
Downloads
Referências
MARTON, Scarlett. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. 2ª ed. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Tradução Antonio Carlos Braga. São Paulo: Lafonte, 2017a.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos ou Como se filosofa com o martelo.Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2017b.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: De como a gente se torna o que a gente é. Tradução, organização e notas de Marcelo Backes. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2017c.
PESSOA, Fernando. O eu profundo e os outros eus: Fernando Pessoa. Seleção Afrânio Coutinho. - [Ed. especial] – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
SEABRA, José Augusto. Fernando Pessoa ou o Poetodrama. São Paulo: Perspectiva, 1974.