Nietzsche professor: por um Ensino de Filosofia potencializador
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065730473Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Vontade de Potência, Força pulsional, Vida, CriaçãoResumo
Este artigo tem por finalidade estabelecer uma aproximação entre o pensamento filosófico de Nietzsche e a educação, abordando, mais especificamente, o ensino de filosofia. O estudo visa configurar o pensamento de Nietzsche no campo educacional de maneira a demonstrar pontos de interlocução com algumas questões contemporâneas de educação. Nessa perspectiva, buscar-se-á recuperar alguns conceitos fundamentais para compreensão da configuração do conceito Vontade de Potência no pensamento de Nietzsche, a fim de se problematizar a possibilidade de um ensino de filosofia potencializador, ou melhor, um ensino de filosofia que propulsione a potencialização do educando. O procedimento adotado consiste em uma pesquisa bibliográfica, que tem como fio condutor o conceito de Vontade Potência como força pusional, inerente ao homem; de afirmação da multiplicidade da vida, de criação.
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