Nietzsche professor: por um Ensino de Filosofia potencializador

Autores/as

  • Lucas Giovan Gomes Acosta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065730473

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Vontade de Potência, Força pulsional, Vida, Criação

Resumen

Este artigo tem por finalidade estabelecer uma aproximação entre o pensamento filosófico de Nietzsche e a educação, abordando, mais especificamente, o ensino de filosofia. O estudo visa configurar o pensamento de Nietzsche no campo educacional de maneira a demonstrar pontos de interlocução com algumas questões contemporâneas de educação. Nessa perspectiva, buscar-se-á recuperar alguns conceitos fundamentais para compreensão da configuração do conceito Vontade de Potência no pensamento de Nietzsche, a fim de se problematizar a possibilidade de um ensino de filosofia potencializador, ou melhor, um ensino de filosofia que propulsione a potencialização do educando. O procedimento adotado consiste em uma pesquisa bibliográfica, que tem como fio condutor o conceito de Vontade Potência como força pusional, inerente ao homem; de afirmação da multiplicidade da vida, de criação.

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Biografía del autor/a

Lucas Giovan Gomes Acosta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Mestrando na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grade do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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Publicado

2018-02-28

Cómo citar

Acosta, L. G. G. (2018). Nietzsche professor: por um Ensino de Filosofia potencializador. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(2). https://doi.org/10.5902/2448065730473

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua