Teletrabalho Como Fator de Inclusão Social e Digital em Empresas de Call Center/Contact Center

Autores

  • Álvaro Augusto Araújo Mello Universidade de São Paulo
  • Silvio Aparecido dos Santos Universidade de São Paulo
  • Marcio Shoiti Kuniyoshi Universidade Metodista de São Paulo
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Nove de Julho
  • Edson Keyso de Miranda Kubo Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346598794

Resumo

O teletrabalho é uma realidade cada vez mais presente nos países desenvolvidos, tendo sido experimentado por diferentes tipos de empresas. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como e por que as empresas de call center e contact center utilizam o teletrabalho na prestação de serviços. As quatro empresas abordadas representam 92% do universo de empresas prestadoras desse serviço no Brasil, por meio de teletrabalhadores residenciais. Utilizou-se o método de pesquisa quali-quanti, com a combinação do método de estudo de caso e o método survey. As conclusões da pesquisa revelaram que o teletrabalho residencial tem sido utilizado com muito equilíbrio. As razões do uso desta modalidade foram: redução de custos; aumento da produtividade; melhoria da qualidade de atendimento aos clientes; possibilidade de oferecer melhor qualidade de vida aos teletrabalhadores residenciais e portadores de deficiência, proporcionando-lhes oportunidades de empregos com inclusão social e digital.

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Biografia do Autor

Álvaro Augusto Araújo Mello, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, End.: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 sala E-123, CEP 05508-900; Fone: 55 11 3818-4029; Fax: 55 11 3818-4029; e-mail: alvaro@beca-ework.com

Silvio Aparecido dos Santos, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, End.: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 sala E-123, CEP 05508-900; Fone: 55 11 3818-4029; Fax: 55 11 3818-4029; e-mail: sadsanto@usp.br

Marcio Shoiti Kuniyoshi, Universidade Metodista de São Paulo

Universidade Metodista de São Paulo; End.: Rua Alfeu Tavares, 149 São Bernardo do Campo – SP, CEP: 09641-000; Fone: 55 11 4366-5000; e-mail: mskun@usp.br

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela USP, Universidade Nove de Julho, Núcleo de Estudos Avançados em Informática Aplicada (NEA-IA), Av. Francisco Matarazzo, 612 - São Paulo (SP), CEP: 05001-001, Fone: 11 2633-9000; E-mail: marcos.antonio@uninove.br

Edson Keyso de Miranda Kubo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Universidade Municipal de São Caetano do Sul; End.: Rua Santo Antonio, 50 – São Caetano do Sul (SP), CEP 09521-160; Fone: 55 11 4239-3201; e-mail: edsonkubo@uscs.edu.br

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Publicado

2014-09-13

Como Citar

Mello, Álvaro A. A., Santos, S. A. dos, Kuniyoshi, M. S., Gaspar, M. A., & Kubo, E. K. de M. (2014). Teletrabalho Como Fator de Inclusão Social e Digital em Empresas de Call Center/Contact Center. Revista De Administração Da UFSM, 7(3), 373–388. https://doi.org/10.5902/198346598794

Edição

Seção

Artigos