A integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465985356

Palavras-chave:

ODS, Educação para sustentabilidade, Contabilidade, Ensino superior brasileiro

Resumo

Objetivo: O estudo visa analisar como as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras com as maiores notas no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2018) estão integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos dos seus Cursos de Ciências Contábeis.

Desenho/metodologia/abordagem: Foi realizada uma análise de conteúdo em 11 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), examinando 118 categorias relacionadas aos 17 ODS e suas metas.

Resultados: O ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) foram encontrados em todos os PPCs. O ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) apareceram em 81,8%, 72,7% e 54,5% dos PPCs, respectivamente. Por outro lado, não foram encontrados resultados para os ODS 14 (Vida na Água), ODS 15 (Vida Terrestre) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Para os ODS 4 e 9, encontramos associações com as metas correspondentes 9.5, 9.b, 4.3, 4.4, 4.5 e 4.7.

Originalidade/valor: Este estudo representa o primeiro esforço brasileiro para compreender as abordagens pedagógicas dos ODS em cursos de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Destaca-se pelo uso de métodos inovadores, ainda pouco explorados na pesquisa contábil, combinando abordagens qualitativas e análise de conteúdo com o suporte do software NVIVO.

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Biografia do Autor

José Hilton Santos Aguiar, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Sonia Maria da Silva Gomes, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Sónia Maria da Silva Monteiro, Polytechnic Institute of Cávado and Ave

Doutora em Ciências de Gestão (Contabilidade) pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)

Fátima de Souza Freire, Universidade de Brasília

Pós-doutorado em Contabilidade Socioambiental pela Universidade de Saint Andrews, Escócia.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

Aguiar, J. H. S., Gomes, S. M. da S., Monteiro, S. M. da S., & Freire, F. de S. (2024). A integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis no Brasil. Revista De Administração Da UFSM, 17(spe. 1), e8. https://doi.org/10.5902/1983465985356

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