A integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465985356Palabras clave:
ODS, Educação para sustentabilidade, Contabilidade, Ensino superior brasileiroResumen
Objetivo: O estudo visa analisar como as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras com as maiores notas no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2018) estão integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos dos seus Cursos de Ciências Contábeis.
Desenho/metodologia/abordagem: Foi realizada uma análise de conteúdo em 11 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), examinando 118 categorias relacionadas aos 17 ODS e suas metas.
Resultados: O ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) foram encontrados em todos os PPCs. O ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) apareceram em 81,8%, 72,7% e 54,5% dos PPCs, respectivamente. Por outro lado, não foram encontrados resultados para os ODS 14 (Vida na Água), ODS 15 (Vida Terrestre) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Para os ODS 4 e 9, encontramos associações com as metas correspondentes 9.5, 9.b, 4.3, 4.4, 4.5 e 4.7.
Originalidade/valor: Este estudo representa o primeiro esforço brasileiro para compreender as abordagens pedagógicas dos ODS em cursos de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Destaca-se pelo uso de métodos inovadores, ainda pouco explorados na pesquisa contábil, combinando abordagens qualitativas e análise de conteúdo com o suporte do software NVIVO.
Descargas
Citas
Albareda-Tiana, S., Vidal-Ramentol, S., Fernandez-Morilla, M., (2018). Implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável a nível universitário. Int. J. Sustentar. Alta Educ, 19(3), 473-497. DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-05-2017-0069
Annan-Diab, F., Molinari, C. (2017). Interdisciplinaridade: abordagem prática para o avanço da educação para a sustentabilidade e para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Int J Manag Rev Ed 15, 73-83.
Barbieri, J. C. & Silva D. (2011). Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Revista Adm. Mackenzie,12(3), 51-82. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712011000300004
Botes, V., Low, M. & Chapman, J. (2014). Is accounting education sufficiently sustainable?. Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, 5(1), 95-124. DOI: https://doi.org/10.1108/SAMPJ-11-2012-0041
Constituição da República Federativa do Brasil: promulgado em 5 de outubro de 1988. (1988). Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas.
Bringezu, S., Potocnik, J., Schandl, H., Lu, Y., Ramaswami, A., Swilling, M., Suh, S., (2016). Governança multiescalar de recursos naturais sustentáveis usados desafios e oportunidades para monitoramento e desenvolvimento institucional em nível nacional e global. Sustentabilidade, 8(8). DOI: https://doi.org/10.3390/su8080778
Campos, C.J.G. (2004). Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revisão. Rev. Bras. Enferm. 57 (5). DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019
Cars, M. & West, E. E. (2014). Education for sustainable society: attainments and good practices in Sweden during the United Nations Decade for Education for Sustainable Development (UNDESD). Environment, Development and Sustainability. DOI: https://doi.org/10.1007/s10668-014-9537-6
Collier, E., Odell, K.E. & Rosenbloom, A. (2022). Teaching sustainable development: an approach to rapidly introducing the UN sustainable development goals into an undergraduate business curriculum. Journal of Global Responsibility, 13 (4), 361-379. DOI: https://doi.org/10.1108/JGR-11-2021-0100
Cooray, T., Senaratne, S., Gunarathne, N. (2022). Engagement with Sustainable Development Goals in Accounting Education: The Case of a Public University in Sri Lanka. In Özturk, M. (eds). Engagement with Sustainable Development in Higher Education. Springer, Cham. (Sustainable Development Goals Series) DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-07191-1_2
Cottafava, D., Cavagli A. G., Corazza, L. (2019). Educação de metas de desenvolvimento sustentável por meio do envolvimento ativo dos alunos. Sustentar. Conta. Gerenciar Pol. J 10 (3), 521-544.
Crespo, S. (2018). Educar para a sustentabilidade: a educação ambiental no programa da agenda 21. In: Noal, F. O.; Reigota, M.; Barcelos, V. H. L. (Orgs.). Tendências da Educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.
Da Silva, B. S., de Queiroz, J. N., da Silva, R. C., & Francisco, J. R. de S. (2021). Ações adotadas pelas empresas da b3 alinhadas com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): uma análise dos relatórios de sustentabilidade. Revista Mineira De Contabilidade, 22(2), 37–50. doi: https://doi.org/10.51320/rmc.v22i2.1217 DOI: https://doi.org/10.51320/rmc.v22i2.1217
Elkington, J. (2012). Sustentabilidade, canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda.
Fang, J., & O’Toole, J. (2023). Embedding sustainable development goals (SDGs) in an undergraduate business capstone subject using an experiential learning approach: A qualitative analysis. The International Journal of Management Education, 21(1), 100-749. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2022.100749
Ferrer-Estévez, M. & Chalmeta, R. (2021). Integrating Sustainable Development Goals in educational institutions.The International Journal of Management Education,19(2), 100-494, ISSN 1472-8117. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100494
Gadotti, M. (2008). Educar para a sustentabilidade. Inclusão Social, 3,(1). <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/101000>.
Galbraith, K. (1972). The New Industrial State (2a ed). London: Penguin Group.
Garcia, S; Procópio de Araujo, A; Bôto, G. (2019). O ensino de Contabilidade Ambiental e Sustentabilidade nos cursos de Ciências Contábeis. VI Conference: CSCA South America Conference, 1-18.
Gomes, S.M.S.; Aguiar, J.H.S.; Santiago, Y.S.; Ribeiro, V.G.S.A. (2021). A concepção da Gamificação no fomento do conhecimento sobre os ODS. Anais do 21º USP International Conference in Accounting. São Paulo, SP, Brasil.
Gray, R.H., Bebbington, J. & McPhail, K. (1994). Teaching ethics in accounting and the ethics of accounting teaching: educating for immorality and a possible case for social and environmental accounting education. Accounting Education, 3 (1), 51-75. DOI: https://doi.org/10.1080/09639289400000005
Guollo, P.; Fabris, T.R.; Watanabe, M. (2021). A matriz curricular do curso de ciências econômicas da UNESC sob a ótica dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Anais Seminário de Ciências Sociais Aplicadas.
Hazelton, J. & Haigh, M. (2010). Incorporating sustainability into accounting curricula: lessons learnt from an action research study. Accounting Education: An International Journal, 19 (1/2),159-178. DOI: https://doi.org/10.1080/09639280802044451
Hopwood, A.G. (1990). Ambiguity, knowledge and territorial claims: some observations on the doctrine of substance over form – a review essay. British Accounting Review, 22 (1), 79-88. DOI: https://doi.org/10.1016/0890-8389(90)90118-2
International Federation of Accountants – IFAC (2016). The 2030 Agenda for Sustainable Development: A Snapshot of the Accountancy Profession’s Contribution. International Federation of Accountants.
Jacobi, P. (2003). Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, (118), p.189-205. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008
Jacobi, P. R. (2005). Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educ. Pesqui.,31 (2), 233-250. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200007
Leal Filho, W., Frankenberger, F., Salvia, A.L., Azeiteiro, U., Alves, F., Castro, P., Will, M., Platje, J., Lovren, V. O., Brandli, L., Price, E., Doni, F., Mifsud, M. and Ávila, L.V. (2021). A framework for the implementation of the Sustainable Development Goals in university programmes Journal of Cleaner Production, 299, 126915. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.126915
Lopes, S. & Eugénio, T. (2020). Relato não financeiro no setor das águas minerais naturais: relação ODS e métricas. Jornal de Contabilidade, 44(472/3), 4-21. ISSN 0870-8789.
Meireles, A.F. (2021). As Instituições de Ensino Superior enquanto agentes formadores para uma sociedade ambientalmente sustentável (Dissertação de mestrado). Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.
Rocha, R. C. (2021). Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos. (Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, Centro de Economia e Administração). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
Romão, B. J. P.; Câmara, R. P. de B. (2022). Relações entre Sustentabilidade Corporativa e Desempenho Organizacional sob a Ótica dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. RC&C - Revista Contabilidade e Controladoria, Curitiba, 14, (2), p.43-58. DOI: https://doi.org/10.5380/rcc.v14i2.83204
Santa, S.L.B.; Souza e Silva, R.S.M. de; Neiva, S.S.; Guerra, J.B.S.O.A. (2022). Cidades e comunidades sustentáveis: como a controladoria socioambiental pode contribuir para os objetivos do desenvolvimento sustentável até 2030. In: Editora e-Publicar – Variantes do Meio Ambiente: Atuação, interdisciplinaridade e Sustentabilidade.
Schio, N.S.; Mazzioni, S.; Moura, G.D.De; Magro, C.B.D. (2019). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Empresas Participantes do Mercado Acionário Brasileiro. Anais do 19º USP International Conference in Accounting. São Paulo, SP, Brasil.
SDSN Australia/Pacific (2017). Getting Started with the SDGs in Universities: A Guide for Universities, Higher Education Institutions, and the Academic Sector, Australia, New Zealand and Pacific Edition. Sustainable Development Solutions Network – Australia/Pacific, Melbourne.
Segovia, V.M. and Galang, A.P. (2002). Sustainable development in higher education in the Phillipines: the case of Miriam College. International Journal of Sustainability in Higher Education, 3 (3), 288-296. DOI: https://doi.org/10.1108/14676370210434741
Sherren, K. (2008). A history of the future of higher education for sustainable development. Environmental Education Research, 14 (3), 238-256. DOI: https://doi.org/10.1080/13504620802148873
Silva, N. C. da, & Araújo, M. F. F. de. (2022). The SDG and the perspective of education for sustainability in the PPC’s of undergraduate biology courses in the Amazon region of Pará. Sustainability in Debate, 13(2), 32–66. DOI: https://doi.org/10.18472/SustDeb.v13n2.2022.42251
Sterling, S. (2011). Transformative Learning and Sustainability: sketching the conceptual ground. Learning and Teaching in Higher Education,(5).
Tilbury, D. (1995). Environmental Education for Sustainability: defining the new focus of environmental education in the 1990s, Environmental Education Research, 1(2), 195-212. DOI: https://doi.org/10.1080/1350462950010206
UFU. Universidade Federal de Uberlândia. (2022). Ofício Circular Nº 1/2022/CGODS/REITO-UFU. Uberlândia, MG: UFU. Recuperado de: <https://ufu.br/sites/ufu.br/files/media/documento/oficio_circular_no_1_2022_cgods_reito_ufu.pdf.>.
UN. United Nations(2015). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Nova Iorque. Recuperado de: .
Unesco. (2010) Climate Change Education for Sustainable Development: the UNESCO Climate Change Initiative. Recuperado de < https://www.gcedclearinghouse.org/node/511?language=fr>. Referência não encontrada no texto com o ano citado
Vieira, D. (2022). Aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. (Trabalho de Conclusão do Curso graduação em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Florianópolis, 2022.
WCED, 1987. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: Nosso Futuro Comum. Oxford: Oxford University Press.
Weybrecht, G. (2015). Management Education and the Sustainable Development Goals e Get Engaged. AACSB International. Retirado de
Weybrecht, G. (2022). Business schools are embracing the SDGs – But is it enough? – How business schools are reporting on their engagement in the SDGs. The International Journal of Management Education, 20(1), 100589. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100589 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100589
Wu, Y.-C.J. and Shen, J.-P. (2016). Higher education for sustainable development: a systematic review. International Journal of Sustainability in Higher Education, 17(5), 633-651. DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-01-2015-0004
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 José Hilton Santos Aguiar, Sonia Maria da Silva Gomes, Sónia Maria da Silva Monteiro, Fátima de Souza Freire
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.