Sustentabilidade em instituições de ensino superior: análise de publicações acadêmicas relacionadas à gestão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465985083Palavras-chave:
Sustentabilidade, Universidade, Cursos de gestãoResumo
Finalidade: Analisar e discutir como o tema da sustentabilidade é abordado em instituições de ensino superior (IES) em publicações articuladas com a área de administração.
Design/abordagem/metodologia: Para atender o objetivo proposto foi desenvolvido uma revisão bibliométrica, a partir de uma análise qualitativa, a fim de se investigar referências implícitas ou explícitas à forma de discussão da sustentabilidade no meio acadêmico.
Resultados: Constata-se que, apesar da importância das IES na formação de uma mentalidade social sustentável estar bem estabelecida no debate teórico e prático, a atuação delas retratadas nos estudos ainda parece modesta e difusa.
Limitações/implicações da pesquisa: A principal limitação deste estudo se refere a restrição dos resultados encontrados, pois partem de um recorte e das delimitações e escolhas metodológicas das pesquisas encontradas na revisão bibliométrica.
Originalidade/valor: Além da relevância da temática, este estudo permite uma visualização panorâmica de como a sustentabilidade está sendo abordada nas instituições de ensino superior, visto que estas são importantes agentes formadoras e orientadoras do desenvolvimento sustentável na sociedade. O estudo também tem um valor prático, já que as inferências encontradas podem sustentar e direcionar a tomada de decisão dos gestores a favor da inclusão da sustentabilidade no meio acadêmico.
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