Fórum de discussão como ferramenta no ensino de administração: um estudo em uma disciplina de estatística aplicada

Autores

  • Daielly Melina Nassif Mantovani
  • Maria Aparecida Gouvêa
  • Adriana Backx Noronha Viana

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597688

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a aplicação da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Para tanto, realizou-se um estudo de caso único, com tratamento descritivo dos dados, que focalizou uma interação via fórum, realizada durante uma disciplina semipresencial, com a finalidade de aproximar conceitos teóricos e o uso da estatística no contexto de negócios. Esta interação consistiu do debate sobre um artigo acadêmico que utilizou a técnica ANOVA para análise de dados. Observou-se que a maior parte das mensagens postadas foi considerada correta e relevante e caracterizavam discussão em profundidade. No entanto, houve grande repetição, pico de postagens no último dia do fórum e poucos acessos após seu encerramento como fonte de consulta. Observou-se que os alunos do período diurno tiveram participação mais adequada do que os alunos do período noturno, postando maior quantidade de mensagens novas e profundas. O fórum pode ser utilizado na educação, porém é necessário que haja planejamento prévio, antecipando-se a possíveis problemas e elaborando-se ações para corrigi-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Como Citar

Mantovani, D. M. N., Gouvêa, M. A., & Viana, A. B. N. (2017). Fórum de discussão como ferramenta no ensino de administração: um estudo em uma disciplina de estatística aplicada. Revista De Administração Da UFSM, 9(4), 681–698. https://doi.org/10.5902/198346597688

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)