As práticas de consumo de moda de mulheres millennials: entre o fast e o slow fashion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465970206

Palavras-chave:

Teorias de práticas, Fast fashion, Slow fashion

Resumo

Finalidade: A natureza efêmera da moda fast tem influenciado uma mudança de pensamento de pessoas ao redor do mundo acerca das suas práticas de produção e consumo. Esta mudança de comportamento social vem sendo percebida, pois pessoas questionam a atual maneira de consumir e provocam o que tem sido nomeado de slow fashion. Desta maneira, como se dá a adesão de ‘práticas’ de consumo de moda, tidas como slow fashion por mulheres jovens, grupo etário inserido na classificação millennials? Seria uma transição do fast ao slow?
Metodologia: Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e quanto a seu tipo se classifica como exploratória, fazendo uso da entrevista como técnica de coleta de dados.
Resultados: Os resultados apontaram um consumo assíduo dentro do grande varejo de fast fashion, decorrente de fatores como preços baixos, comodidade e fácil acesso. Contudo, as entrevistadas apresentaram tendências de posicionamento para o consumo de produtos slow.
Originalidade: Conclui-se que o fast fashion, até o momento, é a prática concreta e hegemônica do consumo de moda, não sendo possível visualizá-la como ex-prática, posto que os três critérios de sua classificação ainda se mantêm conectados. Quanto ao slow, este se encontra um estado de proto-prática, pois são identificados elementos componentes, mas as conexões ainda não foram realizadas.

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Biografia do Autor

Maria Kélvia Ferreira de Araújo, Instituto Federal do Piauí, Piripiri, PI

Specialist in Human Resources: Labor Routines and Calculations. Bachelor's degree in Business Administration from the Instituto Federal do Piauí (IFPI/2021).

Rafael Fernandes de Mesquita, Instituto Federal do Piauí, Piripiri, PI

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza - Unifor; e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Fátima Regina Ney Matos, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra

Doctor in Business Administration from the Universidade Federal de Pernambuco; Professor at the Instituto Superior Miguel Torga – ISMT /Coimbra-Portugal.

Michelle do Carmo Sobreira, Centro Universitário Christus, Fortaleza, CE

Doctor in Business Administration from the Universidade Estadual do Ceará (UECE). Works at the Executive Secretariat of Commerce, Services and Innovation of SEDET-CE, participating in the coordination of the Economic Clusters of Innovation Program.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Araújo, M. K. F. de, Mesquita, R. F. de, Matos, F. R. N., & Sobreira, M. do C. (2022). As práticas de consumo de moda de mulheres millennials: entre o fast e o slow fashion. Revista De Administração Da UFSM, 15(4), 615–633. https://doi.org/10.5902/1983465970206

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