Uma análise sobre a influência da liderança organizacional na gestão da inovação utilizando o método Fuzzy-AHP
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465940719Palavras-chave:
Leadership, Innovation, Decision-making process, Fuzzy AHP, Management InnovationResumo
Objetivo – As mudanças ocorridas no mercado, decorrentes do avanço tecnológico, fizeram com que as empresas se preocupassem com a inovação em seus processos, produtos ou serviços, como forma de se destacar. Para potencializar a inovação nas empresas, o foco na liderança é uma forma eficaz. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo para elencar as prioridades relacionadas à liderança e sua interface com a inovação, sob a perspectiva da alta gestão de uma empresa de telecomunicações.
Design/metodologia/abordagem – Para o desenvolvimento do modelo, foi utilizado o método Fuzzy Analytic Hierarchy Process (Fuzzy-AHP) para identificar tais fatores e as melhores alternativas para que a empresa investigada possa tomar decisões consistentes. Assim, foram descobertos os critérios escolhidos pelo Gerente e Diretor, bem como as alternativas que eles prezam, contribuindo para o desenvolvimento da inovação dentro da empresa.
Achados – Os resultados mostraram que a percepção dos dois entrevistados foi semelhante, porém, destaca-se que eles deveriam escolher melhor a forma de aplicar a inovação dentro da empresa.
Originalidade/valor – Esse estudo abre caminho para evidenciar a importância da temática da liderança e sua interface com a inovação para os profissionais da área de gestão, favorecendo a tomada de decisão, além de contribuir com a literatura, aprofundando o debate sobre o tema liderança e inovação, que ainda é incipiente e necessita de desenvolvimento.
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