Uma análise do ambiente mercadológico de uma empresa do setor metal mecânico sob as perspectivas de Porter
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346592966Resumo
DOI: 10.5902/198346592966 Em um mercado altamente competitivo, o qual os consumidores estão cada vez mais exigentes, as empresas, para manterem-se, buscam estratégias competitivas, apontando como alternativa a diferenciação na Qualidade de seus produtos. Para que esse objetivo seja alcançado, as empresas norteiam suas estratégias para um sistema de Qualidade adequado, elaborando, então, um Planejamento Estratégico da Qualidade. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória, quali-quantitativa, que apresenta observações efetuadas em uma empresa do setor metalúrgico da cidade de Santa Maria-RS, e que tem como proposta descrever como o Planejamento Estratégico está comprometido com a Qualidade, além de observar os ambientes internos e externos da empresa, através da elaboração da Matriz SWOT e da percepção das cinco forças competitivas de Porter (1990). Foi observado o Custo da Má Qualidade na empresa, abordando as falhas e os defeitos causados por ela, e, ainda, o quanto isso representou no faturamento. Foi possível abordar o quanto a empresa perdeu em receita de vendas devido às falhas no processo operacional. Diante disto, este trabalho serve como um alerta aos administradores sobre os custos que a falta de um controle de Qualidade pode apresentar para a empresa, e sobre o fato de que a implantação de um sistema da Qualidade pode ser vista como uma ferramenta para a promoção de melhorias, e não só como um conjunto de normas que permitem a obtenção de um certificado.Downloads
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