Uma análise do ambiente mercadológico de uma empresa do setor metal mecânico sob as perspectivas de Porter

Autori

  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Fransana Petter Machado UFSM
  • Fillipe Grando Lopes UFSM
  • Mauren Pimentel Lima UFSM
  • Vânia Medianeira Flores Costa UFSM
  • Diana Della Mea da Silva UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346592966

Abstract

DOI: 10.5902/198346592966 Em um mercado altamente competitivo, o qual os consumidores estão cada vez mais exigentes, as empresas, para manterem-se, buscam estratégias competitivas, apontando como alternativa a diferenciação na Qualidade de seus produtos. Para que esse objetivo seja alcançado, as empresas norteiam suas estratégias para um sistema de Qualidade adequado, elaborando, então, um Planejamento Estratégico da Qualidade. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória, quali-quantitativa, que apresenta observações efetuadas em uma empresa do setor metalúrgico da cidade de Santa Maria-RS, e que tem como proposta descrever como o Planejamento Estratégico está comprometido com a Qualidade, além de observar os ambientes internos e externos da empresa, através da elaboração da Matriz SWOT e da percepção das cinco forças competitivas de Porter (1990). Foi observado o Custo da Má Qualidade na empresa, abordando as falhas e os defeitos causados por ela, e, ainda, o quanto isso representou no faturamento. Foi possível abordar o quanto a empresa perdeu em receita de vendas devido às falhas no processo operacional. Diante disto, este trabalho serve como um alerta aos administradores sobre os custos que a falta de um controle de Qualidade pode apresentar para a empresa, e sobre o fato de que a implantação de um sistema da Qualidade pode ser vista como uma ferramenta para a promoção de melhorias, e não só como um conjunto de normas que permitem a obtenção de um certificado.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia de Produção, Professor do Depto. de Ciências Administrativas, UFSM

Fransana Petter Machado, UFSM

Graduação em Administração pela UFSM.

Fillipe Grando Lopes, UFSM

Aluno do Curso de Desenho Industrial, Bolsista PIBIC/CNPq, UFSM

Mauren Pimentel Lima, UFSM

Enfermeira, Aluna do Curso de Mestrado em Administração, UFSM

Vânia Medianeira Flores Costa, UFSM

Doutora em administração, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM

Diana Della Mea da Silva, UFSM

Mestranda em Engenharia de Produção, UFSM

##submission.downloads##

Pubblicato

2013-04-12

Come citare

Lopes, L. F. D., Machado, F. P., Lopes, F. G., Lima, M. P., Costa, V. M. F., & Della Mea da Silva, D. (2013). Uma análise do ambiente mercadológico de uma empresa do setor metal mecânico sob as perspectivas de Porter. Revista De Administração Da UFSM, 6(1), 103–118. https://doi.org/10.5902/198346592966

Fascicolo

Sezione

Articles

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 > >>