Relacionamentos interorganizacionais entre empresas exportadoras e assessorias em comércio exterior: um estudo em díades no setor moveleiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465914191Resumo
Este estudo objetivou analisar os relacionamentos interorganizacionais (RIOs) entre empresas focais (indústrias moveleiras exportadoras) e membros de apoio (assessorias em comércio exterior), no contexto de cadeias de suprimento no setor moveleiro. Efetuou-se um estudo de casos múltiplos em três díades. Os resultados indicaram que, com o desenvolvimento dos RIs, a confiança adquirida permitiu qualificar a prestação de serviços. Identificou-se, ainda, que o contato pessoal mais frequente – os funcionários das díades investigadas se conhecerem pessoalmente – permitiu um melhor RIO. Por outro lado, o distanciamento das relações causou o afastamento entre setores envolvidos e insatisfações diante da carência das assessorias em apresentar inovações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.