Efeito país de origem e comportamento do consumidor: a percepção feminina sobre cosméticos

Andrea Fanton, Fernanda Lazzari, Gabriel Sperandio Milan, Luciene Eberle

Resumo


Este estudo analisa o efeito do país de origem no que diz respeito à confiança, ao afeto, à lealdade, ao valor hedônico e ao valor utilitário percebido pelas consumidoras em relação aos cosméticos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter experimental, na qual foram distribuídas amostras de um mesmo creme hidratante para três grupos diferentes que o experimentaram, avaliaram o produto e, posteriormente, responderam um questionário sobre o mesmo. A única diferença entre os grupos experimentais diz respeito à informação sobre o país de origem do creme hidratante. Os resultados evidenciaram que o grupo que recebeu o creme hidratante pensando ser produzido na França mostrou médias mais altas em relação a todos os construtos analisados, quando comparados ao grupo de controle. De forma oposta, o grupo que experimentou o creme hidratante pensando ser produzido na China mostrou médias mais baixas em relação aos construtos analisados, quando comparadas ao grupo de controle, com exceção do construto que avaliava o valor utilitário do produto. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983465912778

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Revista de Administração da UFSM. Brazilian Journal of Management

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, eISSN 1983-4659