Medidas de eficiência e retorno de Investimento: um estudo nas distribuidoras de energia elétrica brasileiras com base em Data Envelopment Analysis, Índice de Malmquist e ROI

Autori

  • Valter Saurin UFSC
  • Ana Lúcia Miranda Lopes FACE - UFMG
  • Newton Carneiro A. Costa Júnior CPGA - UFSC
  • Carlos Alberto Gonçalves UFMG e FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597845

Abstract

DOI: 10.5902/198346597845 O presente texto tem como objetivo verificar, em um conjunto de empresas do setor elétrico brasileiro, se existe relação entre o retorno sobre o investimento (ROI) e o conceito de eficiência estimado pela metodologia Data Envelopment Analysis (DEA), bem como avaliar o crescimento de produtividade com base no Índice de Malmquist (Fare et al, 1996). A hipótese é a de que as empresas que obtiveram retorno sobre o investimento mais elevado durante determinado período de tempo são as que empregaram seus recursos de forma eficiente na obtenção de seus produtos (DEA eficientes). O insumo (1) e os produtos (5) do modelo DEA correspondem ao custo operacional (I), à  extensão da rede (km), ao número de consumidores e ao mercado faturado de alta, média e baixa tensão, respectivamente. A amostra foi constituída por 31 empresas de distribuição de energia elétrica brasileiras e o período de realização do estudo foi de 2007 a 2009. Calculou-se o índice de Malmquist (M0), representado pela mudança no fator de produtividade total (TFPC), o qual é composto pela evolução da eficiência técnica (EC) e pela mudança na fronteira tecnológica (TC) das empresas. Determinou-se também o ROI para cada período. Calculou-se a correlação entre as variáveis TFPC, TC, EC e Escore do DEA e o ROI no período de 2007 a 2009. Os resultados mostraram uma correlação positiva, porém fraca, entre variação da eficiência e os índices supracitados , negando a hipótese inicial.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Valter Saurin, UFSC

Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de empresas, finanças comportamentais, e, finanças pessoais.

Ana Lúcia Miranda Lopes, FACE - UFMG

Professora do Departamento de Ciencias Administrativas da FACE/UFMG. Possui pesquisas com foco em análise de eficiencia por meio de Data Envelopment Analysis - DEA, em especial nas áreas de energia elétrica e mercado de capitais. É editora convidada da Socio Economic Planning Sciences, Elsevier.

Newton Carneiro A. Costa Júnior, CPGA - UFSC

Professor da UFSC. Realiza pesquisas e consultoria na área de finanças, com diversas publicações em periódicos nacionais e internacionais. Em suas pesquisas atuais investiga sobre comportamento humano para entender melhor a teoria econômica. É pesquisador do CNPq desde 1995.

Carlos Alberto Gonçalves, UFMG e FUMEC

Professor das Universidades FUMEC e UFMG. Pesquisador em temas de Mercadologia e Estratégia das Organizações com foco em eficiência, desempenho e crescimento sustentável. Possui trabalhos publicados em revistas nacionas e internacionais.

##submission.downloads##

Pubblicato

2013-04-10

Come citare

Saurin, V., Lopes, A. L. M., Costa Júnior, N. C. A., & Gonçalves, C. A. (2013). Medidas de eficiência e retorno de Investimento: um estudo nas distribuidoras de energia elétrica brasileiras com base em Data Envelopment Analysis, Índice de Malmquist e ROI. Revista De Administração Da UFSM, 6(1), 25–38. https://doi.org/10.5902/198346597845

Fascicolo

Sezione

Articles

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 > >>