Medidas de eficiência e retorno de Investimento: um estudo nas distribuidoras de energia elétrica brasileiras com base em Data Envelopment Analysis, Índice de Malmquist e ROI

Autores/as

  • Valter Saurin UFSC
  • Ana Lúcia Miranda Lopes FACE - UFMG
  • Newton Carneiro A. Costa Júnior CPGA - UFSC
  • Carlos Alberto Gonçalves UFMG e FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597845

Resumen

DOI: 10.5902/198346597845 O presente texto tem como objetivo verificar, em um conjunto de empresas do setor elétrico brasileiro, se existe relação entre o retorno sobre o investimento (ROI) e o conceito de eficiência estimado pela metodologia Data Envelopment Analysis (DEA), bem como avaliar o crescimento de produtividade com base no Índice de Malmquist (Fare et al, 1996). A hipótese é a de que as empresas que obtiveram retorno sobre o investimento mais elevado durante determinado período de tempo são as que empregaram seus recursos de forma eficiente na obtenção de seus produtos (DEA eficientes). O insumo (1) e os produtos (5) do modelo DEA correspondem ao custo operacional (I), à  extensão da rede (km), ao número de consumidores e ao mercado faturado de alta, média e baixa tensão, respectivamente. A amostra foi constituída por 31 empresas de distribuição de energia elétrica brasileiras e o período de realização do estudo foi de 2007 a 2009. Calculou-se o índice de Malmquist (M0), representado pela mudança no fator de produtividade total (TFPC), o qual é composto pela evolução da eficiência técnica (EC) e pela mudança na fronteira tecnológica (TC) das empresas. Determinou-se também o ROI para cada período. Calculou-se a correlação entre as variáveis TFPC, TC, EC e Escore do DEA e o ROI no período de 2007 a 2009. Os resultados mostraram uma correlação positiva, porém fraca, entre variação da eficiência e os índices supracitados , negando a hipótese inicial.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valter Saurin, UFSC

Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de empresas, finanças comportamentais, e, finanças pessoais.

Ana Lúcia Miranda Lopes, FACE - UFMG

Professora do Departamento de Ciencias Administrativas da FACE/UFMG. Possui pesquisas com foco em análise de eficiencia por meio de Data Envelopment Analysis - DEA, em especial nas áreas de energia elétrica e mercado de capitais. É editora convidada da Socio Economic Planning Sciences, Elsevier.

Newton Carneiro A. Costa Júnior, CPGA - UFSC

Professor da UFSC. Realiza pesquisas e consultoria na área de finanças, com diversas publicações em periódicos nacionais e internacionais. Em suas pesquisas atuais investiga sobre comportamento humano para entender melhor a teoria econômica. É pesquisador do CNPq desde 1995.

Carlos Alberto Gonçalves, UFMG e FUMEC

Professor das Universidades FUMEC e UFMG. Pesquisador em temas de Mercadologia e Estratégia das Organizações com foco em eficiência, desempenho e crescimento sustentável. Possui trabalhos publicados em revistas nacionas e internacionais.

Publicado

2013-04-10

Cómo citar

Saurin, V., Lopes, A. L. M., Costa Júnior, N. C. A., & Gonçalves, C. A. (2013). Medidas de eficiência e retorno de Investimento: um estudo nas distribuidoras de energia elétrica brasileiras com base em Data Envelopment Analysis, Índice de Malmquist e ROI. Revista De Administração Da UFSM, 6(1), 25–38. https://doi.org/10.5902/198346597845

Número

Sección

Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>