Redes de inovação e composto mercadológico: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de produtos
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596445Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar de que forma as redes de inovação podem ser utilizadas para o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, valendo-se, para tanto, do composto mercadológico. A metodologia do estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, tendo como base o acervo bibliográfico a respeito do tema. Após uma discussão inicial das características das redes de inovação e das funções e ações do marketing em rede, apresenta-se propostas que visam permitir um adequado equacionamento das principais dificuldades da gestão de marketing em redes de inovação. Por meio deste estudo foi possível afirmar que as redes de inovação podem ser apontadas como uma alternativa viável para o desenvolvimento de novos produtos, ao utilizar o composto mercadológico, diante da dinâmica do mercado contemporâneo. As redes de inovação trazem uma série de benefícios às empresas que adotam o relacionamento entre essas redes e o marketing. A discussão revela que a estruturação na forma de redes de inovação pode trazer resultados efetivos para as organizações que a utilizarem, podendo oferecer vantagem competitiva e adaptabilidade perante o mercado em que atuam.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

