Redes de inovação e composto mercadológico: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de produtos

Auteurs-es

  • Thel Augusto Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba
  • Mario Sacomano Neto Universidade Metodista de Piracicba
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346596445

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar de que forma as redes de inovação podem ser utilizadas para o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, valendo-se, para tanto, do composto mercadológico. A metodologia do estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, tendo como base o acervo bibliográfico a respeito do tema. Após uma discussão inicial das características das redes de inovação e das funções e ações do marketing em rede, apresenta-se propostas que visam permitir um adequado equacionamento das principais dificuldades da gestão de marketing em redes de inovação. Por meio deste estudo foi possível afirmar que as redes de inovação podem ser apontadas como uma alternativa viável para o desenvolvimento de novos produtos, ao utilizar o composto mercadológico, diante da dinâmica do mercado contemporâneo. As redes de inovação trazem uma série de benefícios às empresas que adotam o relacionamento entre essas redes e o marketing. A discussão revela que a estruturação na forma de redes de inovação pode trazer resultados efetivos para as organizações que a utilizarem, podendo oferecer vantagem competitiva e adaptabilidade perante o mercado em que atuam.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Thel Augusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba

Professor da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade de Gestão e Negócios. Membro do Conselho do Curso de Administração de Empresas e Doutorando no Programa de Doutorado em Administração de Empresas da Universidade Metodista de Piracicaba

Mario Sacomano Neto, Universidade Metodista de Piracicba

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi visiting scholar durante o doutorado na Universidade de Chicago/EUA no núcleo de Ciência Política. Possui pós-doutorado em Operações e Gestão da Cadeia de Suprimentos junto ao Instituto Fábrica do Milênio (IFM-MCT-CNPQ). Conduziu pesquisas financiadas pelo CNPQ, CAPES e FAPESP. Atua como assessor científico da FAPESP (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo) , Capes e CNPq. Atualmente é professor Doutor-Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e atua em grupos de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Autor de vários capítulos de livros, artigos nacionais e internacionais de sua área de atuação. Atua como referee e membro de comitês científicos de periódicos e congressos nacionais e internacionais. É também Editor Científico da Revista de Administração de Empresas (RAE/FGV) e Editor da Revista de Administração da Unimep (RAU). Atua também como avaliador das revistas: RAC, Gestão e Produção, JOSCM, BAR, RAI, RECAM, Perspectivas Contemporâneas, BASE, Revista Produção e Production Operations. Os temas de interesse envolvem: análise das redes de empresas; campos; coordenação e governança; instituições e estratégia; operações e cadeias de suprimentos; teoria das organizações; sociologia econômica e métodos e pesquisa em Administração.

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba

Atualmente é professor tempo integral de Marketing e coordenador do PPGA Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e do MBA em Marketing da UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba. Possui graduado em Administração UNIMEP, Especialização em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, e pela University of Califórnia Berkeley, Doutorado e Mestrado em Administração UNIMEP. É professor visitante das Universidades: Universidad Nacional de La Plata / Argentina, Universidad Madero / México, Universidad Sevilla / Espanha. É autor e co-autor de 17 livros no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Consultor ad-hoc do Ministério da Educação, INEP/SINAES, com experiência em empresas do setor de varejo e serviços na área de Gestão e Marketing por 25 anos. Pesquisados do grupo de estudos de Marketing, Estratégia e Varejo, desenvolvendo estudos na área de Estratégias de Marketing de Varejo e Serviços.

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Publié-e

2013-11-11

Comment citer

Monteiro, T. A., Neto, M. S., & Giuliani, A. C. (2013). Redes de inovação e composto mercadológico: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de produtos. Revista De Administração Da UFSM, 6(4), 672–684. https://doi.org/10.5902/198346596445

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