Ainda existem consumidores fiéis?

Autori

  • Lourenço Augusto Camargo Granato Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Paula Fernanda Prado Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346593067

Abstract

O objetivo deste ensaio é analisar a influência que a evolução das mudanças econômicas e sociais exerceram sobre o comportamento do consumidor desde seus tempos mais remotos, passando por diversas fases, até a chegada ao cenário em que se vive hoje. Esta discussão acontecerá por meio da análise das diferentes fases de consumo que serão aqui apresentadas por ordem cronológica. O foco principal de cada fase é o consumidor e as mudanças que ocorreram em seu comportamento com o passar do tempo. Pôde-se constatar que durante estas transições esse consumidor foi ganhando cada vez mais poder de decisão sobre suas escolhas e, a partir disso, mais poder no que se refere às tomadas de decisões estratégicas das organizações, que se encontram na constante busca da maior satisfação de seus consumidores. A partir deste cenário e do modo como ocorrem as transações mercadológicas, somos conduzidos em direção ao seguinte questionamento: "Ainda existem consumidores fiéis?" ou em meio à grande diversidade de marcas, produtos e serviços a que se tem acesso atualmente, os consumidores apresentam comportamentos de compra mais "volúveis" e pouco fiéis em relação às marcas. Será que estes consumidores sofrem influências da realidade de um mundo consumista no qual vivem atualmente?

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Lourenço Augusto Camargo Granato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, com MBA Executivo em Marketing pela
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestrando em Administração pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP). Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Paula Fernanda Prado Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestranda em Administração pela PUC-SP. Brasil. E-mail: paulafernandaprado@yahoo.com.br

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-05-24

Come citare

Granato, L. A. C., & Pereira, P. F. P. (2011). Ainda existem consumidores fiéis?. Revista De Administração Da UFSM, 4(1), 9–18. https://doi.org/10.5902/198346593067

Fascicolo

Sezione

Articles