Ainda existem consumidores fiéis?
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346593067Abstract
O objetivo deste ensaio é analisar a influência que a evolução das mudanças econômicas e sociais exerceram sobre o comportamento do consumidor desde seus tempos mais remotos, passando por diversas fases, até a chegada ao cenário em que se vive hoje. Esta discussão acontecerá por meio da análise das diferentes fases de consumo que serão aqui apresentadas por ordem cronológica. O foco principal de cada fase é o consumidor e as mudanças que ocorreram em seu comportamento com o passar do tempo. Pôde-se constatar que durante estas transições esse consumidor foi ganhando cada vez mais poder de decisão sobre suas escolhas e, a partir disso, mais poder no que se refere às tomadas de decisões estratégicas das organizações, que se encontram na constante busca da maior satisfação de seus consumidores. A partir deste cenário e do modo como ocorrem as transações mercadológicas, somos conduzidos em direção ao seguinte questionamento: "Ainda existem consumidores fiéis?" ou em meio à grande diversidade de marcas, produtos e serviços a que se tem acesso atualmente, os consumidores apresentam comportamentos de compra mais "volúveis" e pouco fiéis em relação às marcas. Será que estes consumidores sofrem influências da realidade de um mundo consumista no qual vivem atualmente?Downloads
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