Ainda existem consumidores fiéis?
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346593067Resumo
O objetivo deste ensaio é analisar a influência que a evolução das mudanças econômicas e sociais exerceram sobre o comportamento do consumidor desde seus tempos mais remotos, passando por diversas fases, até a chegada ao cenário em que se vive hoje. Esta discussão acontecerá por meio da análise das diferentes fases de consumo que serão aqui apresentadas por ordem cronológica. O foco principal de cada fase é o consumidor e as mudanças que ocorreram em seu comportamento com o passar do tempo. Pôde-se constatar que durante estas transições esse consumidor foi ganhando cada vez mais poder de decisão sobre suas escolhas e, a partir disso, mais poder no que se refere às tomadas de decisões estratégicas das organizações, que se encontram na constante busca da maior satisfação de seus consumidores. A partir deste cenário e do modo como ocorrem as transações mercadológicas, somos conduzidos em direção ao seguinte questionamento: "Ainda existem consumidores fiéis?" ou em meio à grande diversidade de marcas, produtos e serviços a que se tem acesso atualmente, os consumidores apresentam comportamentos de compra mais "volúveis" e pouco fiéis em relação às marcas. Será que estes consumidores sofrem influências da realidade de um mundo consumista no qual vivem atualmente?Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.