Ainda existem consumidores fiéis?

Auteurs-es

  • Lourenço Augusto Camargo Granato Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Paula Fernanda Prado Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346593067

Résumé

O objetivo deste ensaio é analisar a influência que a evolução das mudanças econômicas e sociais exerceram sobre o comportamento do consumidor desde seus tempos mais remotos, passando por diversas fases, até a chegada ao cenário em que se vive hoje. Esta discussão acontecerá por meio da análise das diferentes fases de consumo que serão aqui apresentadas por ordem cronológica. O foco principal de cada fase é o consumidor e as mudanças que ocorreram em seu comportamento com o passar do tempo. Pôde-se constatar que durante estas transições esse consumidor foi ganhando cada vez mais poder de decisão sobre suas escolhas e, a partir disso, mais poder no que se refere às tomadas de decisões estratégicas das organizações, que se encontram na constante busca da maior satisfação de seus consumidores. A partir deste cenário e do modo como ocorrem as transações mercadológicas, somos conduzidos em direção ao seguinte questionamento: "Ainda existem consumidores fiéis?" ou em meio à grande diversidade de marcas, produtos e serviços a que se tem acesso atualmente, os consumidores apresentam comportamentos de compra mais "volúveis" e pouco fiéis em relação às marcas. Será que estes consumidores sofrem influências da realidade de um mundo consumista no qual vivem atualmente?

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lourenço Augusto Camargo Granato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, com MBA Executivo em Marketing pela
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestrando em Administração pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP). Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Paula Fernanda Prado Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestranda em Administração pela PUC-SP. Brasil. E-mail: paulafernandaprado@yahoo.com.br

Téléchargements

Publié-e

2011-05-24

Comment citer

Granato, L. A. C., & Pereira, P. F. P. (2011). Ainda existem consumidores fiéis?. Revista De Administração Da UFSM, 4(1), 9–18. https://doi.org/10.5902/198346593067

Numéro

Rubrique

Articles