Internacionalização do ensino: relação entre formação no exterior e publicações internacionais dos programas em stricto sensu em administração

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465918202

Parole chiave:

Internacionalização do Ensino, Redes, Stricto Sensu, Universidades

Abstract

Assim como diversos setores da economia as universidades precisam se preocupar com o aumento da competitividade. A internacionalização tem sido uma alternativa que possibilita as empresas a fazer parte do cenário global, ampliando a sua rede de interação, mas também pode ser explorada no campo do ensino, principalmente atrelada a teoria de redes. Esta pesquisa analisou a formação dos docentes de programas de pós-graduação em Administração em stricto sensu avaliados com notas 6 e 7 pela CAPES em 2013. O objetivo era averiguar se o fato do docente ter formação ou parte dela no exterior contribui de forma significativa para o aumento das publicações internacionais. Trata-se de uma pesquisa que utilizou métodos múltiplos e trabalhou-se com dados secundários extraídos da CAPES e Currículo Lattes. Os resultados apontam que os dois países que mais freqüentemente receberam publicações do Brasil em relação aos programas pesquisados, foram os Estados Unidos e em seguida Inglaterra, os mesmos países em que maior parte das instituições apresenta os docentes com formação ou parte dela no exterior. O fato de ter parte ou formação completa no exterior pode ser compreendido como uma maior possibilidade de realizar interações com outras instituições e elevar as ações nos indicadores de internacionalização propostos pela CAPES, tanto pela possibilidade do docente aumentar a sua rede, quanto pela possibilidade de ampliar o conhecimento em novos idiomas, o que facilitaria a comunicação entre os docentes e conseqüentemente os programas avaliados.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Flávia Braga Chinelato, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Doutoranda em Administração. Mestre em Administração na Universidade FUMEC. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Gestão de Logística e Produção e Gestão de Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA. Professora de pós-graduação, cursos de extensão e curta duração. Orientadora de trabalho de conclusão de curso nos cursos de pós-graduação.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto I do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Ececutivo da INOVATECX Soluções Corporativas LTDA. Possui onze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Tem relevante experiência na área de Gestão Pública. Atua principalmente nas áreas de Inovação e Gestão da Informação e do Conhecimento; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

 

Diogo Batista de Freitas Cruz, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Mestrado em andamento em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios. Administrador em Comércio Exterior. Coordenador na pós-graduação (Lato-Sensu) dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Finanças Corporativas, MBA em Gestão Tributária, MBA em Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão Estratégica de Custos e MBA em Negócios Internacionais. Professor em disciplinas de graduação e pós-graduação (Lato-Sensu) no Centro Universitário UNA e professor em cursos de extensão e de curta duração em diversas instituições presenciais e a distancia (EAD). Sócio Diretor da empresa Grupo Atus, com mais de 10 (dez) anos de experiência na área de Comércio Internacional, com passagens em empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive multinacionais no setor de transportes. Participação em feiras e missões internacionais, tais como Expoferretera na Argentina, SIAL no Canadá, rodada de negócios com a África do Sul, assim como eventos nacionais e congressos.

Riferimenti bibliografici

ALVES, Juliano Nunes, et al. Redes de cooperação de pequenas e Médias Empresas: os fatores competitivos aplicados em uma rede de imobiliárias. Revista Gestão e Regionalidade,, v. 26, n.78, set-dez. 2010.

ALVES, P.S.M. Estruturação, gestão e governança de redes de pequenas e médias empresas: um estudo no varejo farmacêutico da região metropolitana de Belo Horizonte, Universidade FUMEC, 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado) Curso de Mestrado em Administração, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2008.

BENNETT, Roger; KOTTASZ, Rita. Strategic, competitive, and co-operative approaches to internationalisation in European business schools. Journal of Marketing Management. Vol. 27, Nos. 11–12, 1087–1116. October, 2011.

BURT, R.S. (1992) Structural Holes: the social structures of competition. Harvard University Press, England.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Apresentação Resultados Trienal 2013. Publicado em 24 de abril de 2014. Disponível em:<https://drive.google.com/viewerng/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDo1MmMwNmY3ZTU1ZjBmZGI3>. Acesso em: 14 jan. 2014.

CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação Trienal 2013. Publicado em 24 de abril de 2014b. Disponível em: <http://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDo2Yzc3ZTI1ZjA3MTg0ODNi>. Acesso em: 14 jan. 2014.

de WITT, H. Internationalization of Higher Education in the United States of America and Europe: A Historical, Comparative, and Conceptual Analysis. Greenwood Publishers, Westport, CT, 2002.

FREIRE, Ayalla, Candido. BALDI, Mariana. LOPES, Fernando Dias. Expandindo a Análise de Redes de Inovação: Uma Reflexão a partir da Perspectiva de Redes Sociais. XXVI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Vitória, 2010.

GRANOVETTER, M. (1973). The strength of weak ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6 1360-1380.

HARRIS, Suzy. Internationalising the University. Educational Philosophy and Theory, Vol. 40, No. 2, 2008.

HORTA, Hugo. Global and national prominent universities: internationalization, competitiveness and the role of the State. High Educ (2009) 58:387–405.

KNIGHT, J. & DE WIT, H. (1997) Internationalization of Higher Education in Asia Pacific Countries. European Association for International Education, Amsterdam.

LA BIANCO, A.C; ALMEIDA,S.S.; KOLLER, S.H; PAIVA, V. A internacionalização dos programas de pós-graduação em psicologia: perfil e metas de qualificação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 Suplemento. 1 2010, 1-10.

LEMIEUX, Vicent. OUIMET, Mathieu. Análise Estrutural das Redes Sociais. Lisboa. Editora Epistemologia e Sociedade, 2ª Ed., 2012.

MAAS-GARCIA L. & TER MATEN-SPEKSNIJDER A. (2009) The Bologna Agreement and its impact on the Master in Advanced Nursing Practice Program at Rotterdam University of Applied Science: incorporating mandatory internationalization in the curriculum. International Nursing Review 56, 393–395

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing : Uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre, Bookman : 2006.

MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo; BRASIL, Walterlina. Internacionalização do Ensino Superior no Brasil. Associação de Universidades Amazônicas. Belém, 2004.

MIURA, Irene Kazumi. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo em três áreas de conhecimento. 2006. Tese (Livre Docência em Recursos Humanos) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/96/tde-03102006-135941/>. Acesso em: 2014-04-04.

RIBEIRO, H.C.M.; CIRANI, C.B.S; FREITAS, E.J.S.M. Análise da Produção Científica da Revista de Administração e Inovação . SIMPOI, anais...2013.

STALLIVIERI, Luciane. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Universidade Caxias do Sul. Jornal da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados - MS, p. 1 - 1, 16 abr. 2008.

STROMQUIST, N. P. Internationalization as a response to globalization: Radical shifts in university environments. Higher Education (2007) 53: 81–105

VERSCHOORE, J.R.S. Redes de cooperação: concepções teóricas e verificações empíricas. In: VERSCHOORE, J.R.S. Redes de cooperação: uma nova organização de pequenas e médias empresas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: FEE, 2004.p.15-46.

WATANABE, Eluiza Albert; GOMES, Adalmir Oliveira; HOFFMANN, Valmir Emil. Cooperação entre grupos de pesquisa em estratégia no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 84-106, jan./mar. 2013

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-07-08

Come citare

Chinelato, F. B., Ziviani, F., & Cruz, D. B. de F. (2019). Internacionalização do ensino: relação entre formação no exterior e publicações internacionais dos programas em stricto sensu em administração. Revista De Administração Da UFSM, 12(2), 255–267. https://doi.org/10.5902/1983465918202

Fascicolo

Sezione

Articles