Internacionalização do ensino: relação entre formação no exterior e publicações internacionais dos programas em stricto sensu em administração

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465918202

Mots-clés :

Internacionalização do Ensino, Redes, Stricto Sensu, Universidades

Résumé

Assim como diversos setores da economia as universidades precisam se preocupar com o aumento da competitividade. A internacionalização tem sido uma alternativa que possibilita as empresas a fazer parte do cenário global, ampliando a sua rede de interação, mas também pode ser explorada no campo do ensino, principalmente atrelada a teoria de redes. Esta pesquisa analisou a formação dos docentes de programas de pós-graduação em Administração em stricto sensu avaliados com notas 6 e 7 pela CAPES em 2013. O objetivo era averiguar se o fato do docente ter formação ou parte dela no exterior contribui de forma significativa para o aumento das publicações internacionais. Trata-se de uma pesquisa que utilizou métodos múltiplos e trabalhou-se com dados secundários extraídos da CAPES e Currículo Lattes. Os resultados apontam que os dois países que mais freqüentemente receberam publicações do Brasil em relação aos programas pesquisados, foram os Estados Unidos e em seguida Inglaterra, os mesmos países em que maior parte das instituições apresenta os docentes com formação ou parte dela no exterior. O fato de ter parte ou formação completa no exterior pode ser compreendido como uma maior possibilidade de realizar interações com outras instituições e elevar as ações nos indicadores de internacionalização propostos pela CAPES, tanto pela possibilidade do docente aumentar a sua rede, quanto pela possibilidade de ampliar o conhecimento em novos idiomas, o que facilitaria a comunicação entre os docentes e conseqüentemente os programas avaliados.

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Bibliographies de l'auteur-e

Flávia Braga Chinelato, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Doutoranda em Administração. Mestre em Administração na Universidade FUMEC. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Gestão de Logística e Produção e Gestão de Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA. Professora de pós-graduação, cursos de extensão e curta duração. Orientadora de trabalho de conclusão de curso nos cursos de pós-graduação.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto I do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Ececutivo da INOVATECX Soluções Corporativas LTDA. Possui onze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Tem relevante experiência na área de Gestão Pública. Atua principalmente nas áreas de Inovação e Gestão da Informação e do Conhecimento; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

 

Diogo Batista de Freitas Cruz, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Mestrado em andamento em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios. Administrador em Comércio Exterior. Coordenador na pós-graduação (Lato-Sensu) dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Finanças Corporativas, MBA em Gestão Tributária, MBA em Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão Estratégica de Custos e MBA em Negócios Internacionais. Professor em disciplinas de graduação e pós-graduação (Lato-Sensu) no Centro Universitário UNA e professor em cursos de extensão e de curta duração em diversas instituições presenciais e a distancia (EAD). Sócio Diretor da empresa Grupo Atus, com mais de 10 (dez) anos de experiência na área de Comércio Internacional, com passagens em empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive multinacionais no setor de transportes. Participação em feiras e missões internacionais, tais como Expoferretera na Argentina, SIAL no Canadá, rodada de negócios com a África do Sul, assim como eventos nacionais e congressos.

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Publié-e

2019-07-08

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Chinelato, F. B., Ziviani, F., & Cruz, D. B. de F. (2019). Internacionalização do ensino: relação entre formação no exterior e publicações internacionais dos programas em stricto sensu em administração. Revista De Administração Da UFSM, 12(2), 255–267. https://doi.org/10.5902/1983465918202

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